Criar um Site Grátis Fantástico
NARUTO SHIPPUDEN

 

Naruto Spin-Off: Rock Lee & His Ninja Pals não terá 2ª temporada

 

 

 

Através da conta oficial no Twitter do anime Naruto Spin-Off: Rock Lee & His Ninja Pals, a TV Tokyo revelou que o animeNaruto SD: Rock Lee no Seishun Full-Power Ninden Mo Iccho, anunciado na semana passada, não se trata de uma segunda temporada e sim uma reprise dos melhores episódios da série original.

 

Naruto Spin-Off: Rock Lee & His Ninja Pals já está licenciado pela Televix na América Latina. Nenhum canal se interessou em adquirir a série por enquanto.

 

A TV Tokyo anunciou por meio de um comunicado que o spin-off de Naruto protagonizado por Rock Lee, Naruto Spin-Off: Rock Lee & His Ninja Pals (Naruto SD: Rock Lee no Seishun Full-Power Ninden), vai ganhar uma continuação.

Intitulada como Naruto SD: Rock Lee no Seishun Full-Power Ninden Mō Iccho, a nova série tem estreia programada para o dia 1º de outubro. O anime é baseado no mangá de Kenji Taira publicado em 2010. A primeira adaptação animada estreou em abril do ano passado e rendeu 51 episódios produzidos pelo Studio Pierrot.

Apresentando histórias curtas recheadas de comédia, o anime se passa num universo alternativo e traz todos os personagens de Naruto em formato SD (super deformed).

Vale lembrar que Naruto Spin-Off: Rock Lee & His Ninja Pals já está licenciado pela Televix na América Latina, mas por enquanto, nenhum canal se interessou em adquirir a série.

 

 

Após um longo tempo de espera, informações concretas sobre o retorno de Naruto ao Brasil foram divulgadas. De acordo com o dublador Michel Di Fiori, que dá a voz ao Neji, o anime está sendo dublado neste momento pelo estúdio CBS, o mesmo responsável pelos episódios anteriores.

Não deixando os fãs apreensivos por uma possível mudança de elenco, Michel aproveitou para confirmar que todos os dubladores originais principais serão mantidos, ou seja, Ursula Bezerra ainda será a voz de Naruto.

No entanto, ele ressaltou que ainda não há uma emissora e muito menos uma data de lançamento para o anime. O dublador comentou também sobre a censura: “Dublagem não censura anime. Isso vai na edição de acordo com a emissora ou cliente que adquire.“, postou em seu Facebook.

Agora que Naruto Shippuden está sendo dublado no Brasil, só resta esperar para saber como os fãs terão acesso ao título depois do processo. TV? Home video? Streaming?  .


 

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3, conhecido no Japão como Naruto Shippuden: Narutimate Storm 3 (ナルト- 疾風伝ナルティメットストーム3?), é um jogo eletrônico de luta desenvolvido pela CyberConnect2 como parte da série Ultimate Ninja, que é baseada no mangá Naruto. O jogo é a continuação de Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2 e foi lançado pela Namco Bandai Games dia 5 de Março de 2013 na América do Norte, e dia 8 de Março de 2013 na Europa. No Japão o lançamento ocorreu dia 18 de Abril de 2013.1

 

Jogabilidade

 

O jogo conta com 80 personagens jogáveis e inclui alguns novos, fazendo este o jogo com a maior quantidade de personagens na sérieUltimate Ninja.3 Foi anunciado que o sistema de luta seria modificado,4 com a possibilidade de se usar o modo Awakening, um estado que dá a cada personagem habilidades aprimoradas quando sua vida está baixa, a qualquer momento da luta para alguns personagens.5 Assim como nos jogos anteriores, o jogador pode escolher dois personagens para ajudá-lo durante a batalha. Agora, os personagens de suporte também pode ajudar o personagem jogável através da utilização de dois diferentes tipos de combinações. Diversos cenários tornaram-se interativos, fazendo com que o jogador perca automaticamente a luta se deixar uma área específica.6

 

O Modo História é similiar ao de Naruto: Ultimate Ninja Storm e Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2, porém diferente do jogo anteriorNaruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm Generations, pois têm batalhas contra chefes que incluem quick time events e requer o uso de estratégias para derrotar o adversário.7 O enredo começa a partir do fim de Ultimate Ninja Storm 2, mas inicialmente é focado no ataque da Raposa de Nove Caudas a Vila da Folha com o jogador controlando os personagens que estão defendendo a vila. O jogo mostra os acontecimentos da guerra mundial adaptando a maioria dos episódios que já forão exibidos quando o jogo foi lançado.8 Também foi incluso o modo "Ultimate Decision", que dá a opção de alterar o resultado das batalhas, resultando em histórias alternativas.5

 

Adicionalmente, o jogo oferece um modo hack and slash no qual o jogador controla um personagem que tem que lutar com diversos inimigos.Sasuke Uchiha é personagem jogável neste modo.9

 


 


Naruto Uzumaki (うずまきナルト, Uzumaki Naruto?) é um personagem fictício do mangá e anime Naruto, criado por Masashi Kishimoto. Oprotagonista e personagem-título da série, ele é um jovem ninja da Vila da Folha. Os habitantes da vila demonstram um preconceito para com Naruto por causa da Raposa de Nove Caudas - uma criatura maléfica que atacou a vila e está selada em seu corpo. Para ser reconhecido, ele deseja se tornar o líder da vila, o Hokage. Sua personalidade alegre e brincalhona o permite fazer amizade com outros ninjas da Vila da Folha, bem como de outras aldeias ninja. Naruto aparece nos filmes da série e em outras mídias relacionadas à franquia, incluindo jogos eletrônicos e OVAs.

 

Passado

 

Naruto é o filho do Quarto HokageMinato Namikaze e da segunda Jinchūriki da KyūbiKushina Uzumaki. Os seus pais o nomearam com o nome do personagem principal do primeiro livro de Jiraiya, tornando o Sannin seu padrinho.3 4 5

 

Antes do nascimento de Naruto, seus pais sabiam que o selo que mantinha o Nove-Caudas dentro de Kushina estaria em perigo durante o parto. Para evitar essa ameaça, Kushina foi levada para fora da aldeia para dar à luz em segredo, com Biwako Sarutobi e Taji como suas parteiras, e alguns ANBU como seguranças, e com o selo de Minato para manter a criatura. Imediatamente após que Kushina deu à luz, Tobi apareceu e tomou Naruto como refém, exigindo Minato se afastar de Kushina ou ele iria matar o filho recém-nascido. Tobi então utilizou um plano inteligente que forçou Minato a transportar o bebê para um local mais seguro, permitindo a Tobi fugir com Kushina. Até o momento que Minato pôde intervir, Tobi já havia conseguido liberar a Kyūbi.

 

Felizmente, Kushina (que sobreviveu graças à sua forte vitalidade na extracção) foi salva por Minato e levou ela até Naruto, deixando a mãe debilitada para cuidar do Naruto dormindo, enquanto Minato foi lutar com Tobi. Para salvar a aldeia, Minato sacrificou sua vida para selar o Nove-Caudas dentro de Naruto, acreditando que seu filho teria um dia a necessidade do poder do demônio para derrotar a ameaça de Tobi de uma vez por todas.6 Órfão, Naruto foi deixado para crescer sem saber nada de seus pais, recebendo apenas o nome de sua mãe pela última vez que o Terceiro Hokage sentiu que era melhor que ninguém soubesse que ele estava relacionado com o quarto Hokage.

 

 

Antes de Minato morrer, ele pediu que os aldeões de Konoha vissem Naruto como um herói que ajudou a derrotar a Raposa de Nove Caudas. No entanto, apenas alguns aldeões seguiram essa honra, enquanto a maioria em vez de respeitá-lo, eles vião Naruto como um monstro. Vendo esse fato, o Terceiro Hokage decretou que ninguém falasse sobre a Nove Caudas selada em Naruto, esperando que até as crianças o aceita-se como amigo. Mas, já que elas viam seus pais contra Naruto, então elas também não gostava dele sem nem saber porquê. Iruka Umino seria uma das poucas exceções. Apesar de ter perdido seus pais na luta contra a Kyūbi no Yōko, Iruka foi sempre compassivo a situação de Naruto. Com isso, Naruto chegou a ver Iruka como a figura paterna que ele nunca teve.7 8

 

Naruto Clássico

 

Introdução

 

A série começa mostrando Naruto como um estudante da academia e um considerado cabeça oca e fracassado por quase todos que o conhecem. Decepcionado por ser o único da sua classe a não se tornar um genin e de não conseguir continuar seu sonho para se tornar um Hokage, Naruto foi abordado por um de seus instrutores, Mizuki. Mizuki disse a Naruto que, se ele quisesse poderia roubar o Pergaminho do Primeiro Hokage na Residência do Hokage e aprender os diversos jutsus escritos nele. Naruto faz isso, e é procurado por vários shinobis da aldeia.

 

 
Formação original do Time Kakashi. Da esquerda para a direita: Kakashi, Sasuke, Naruto e Sakura.

 

Iruka pensou e descobriu que quem estava realmente atrás desse roubo era Mizuki, percebendo que Naruto tinha sido enganado por Mizuki, que pretendia roubar esse pergaminho. Iruka finalmente encontra Naruto em um bosque, e Mizuki aparece dizendo a Naruto que ele possuia dentro de si aKyūbi no Yōko, alegando que Iruka o odiava por isso (já que o Nove-Caudas matou os pais de Iruka). Mizuki ataca Naruto, mas esse é protegido por Iruka, e esse ato faz Naruto perceber que as palavras a respeito de Iruka eram mentira. Com raiva de Mizuki, Naruto cria vários clones com o Tajū Kage Bunshin no Jutsu e consegue derrotar Mizuki. Por ter conseguido dominar essa técnica muito difícil e por ter mostrado coragem, Iruka gradua Naruto como um genin, o que deixa esse muito feliz.

 

Nos próximos dias, Naruto torna-se amigo de Konohamaru Sarutobi e se tornou seu professor, mostrando-lhe como executar uma variedade de jutsus pervertidos e úteis em todo o resto da série. Ele também foi atribuído ao Time 7, onde fez parceria com Sasuke Uchiha e Sakura Haruno, sob a liderança de Kakashi Hatake.9 10

 

Como a primeira ordem da equipe de negócios, Kakashi deu-lhes um teste para ver se eles estavam prontos para se tornar Genin. Naruto, Sasuke e Sakura tinham que tirar dois sinos que Kakashi manteve em sua pessoa, sendo o objetivo do teste colocar o trabalho em equipe acima do fato de que nem todos poderiam ter um sino. Embora inicialmente eles falharam miseravelmente, já que todos tentaram de forma independente para ter um sino, no final, eles decidiram trabalhar em conjunto, permitindo-lhes passar.11

 

Exame Chūnin[editar]

 

Ao retornar para casa e completar algumas outras missões simples, o Time 7 foi inserido no Exame Chūnin. Na primeira fase, uma prova escrita, os Genins participantes foram incumbidos de completar um teste sem usar habilidades e aqueles que fossem pegos seriam eliminados. Naruto estava preocupado pois não sabia nada da prova. Hinata Hyūga, que estava sentado ao lado dele, ofereceu sua prova para Naruto olhar as respostas, mas ele recusou, com medo de que eles serem pegos. Naruto foi forçado a depender de começar a décima questão correta para passar. Quando confrontados com a perspectiva de responder corretamente a pergunta a seguir, não e nunca de ser autorizado a fazer o teste novamente, ou desistir de tentar novamente durante a próxima exames, Naruto insistia em responder a questão, afirmando que, mesmo se ele conseguisse errado, ele ainda iria se tornar Hokage. A vontade de enfrentar a resposta causou mais confiança nos demais genins, Ibiki Morino, então, autorizou que todos os quais não desistiram passassem para a segunda fase.

 

Na segunda fase, o Time 7 e os outros times foram enviados para a Floresta da Morte com um pergaminho, com a tarefa de obter um segundo pergaminho de outra equipe e chegar ao centro da floresta antes da fase terminar. Logo após entrar na floresta, eles foram atacados por Orochimaru, que imobilizou Sasuke e Sakura, com a sua intenção homicida. Antes de Sasuke perder seus pergaminhos, em troca de suas vidas, Naruto interveio, lutando com Orochimaru quase liberando o chakra do Nove-Caudas. Orochimaru deixou Naruto inconsciente limitando o acesso ao chakra do Nove-caudas, mas a coragem de Naruto inspirou Sasuke a lutar em seu lugar. Depois de Orochimaru fugir e Naruto despertou, o Time 7 encontrou o Time Oboro. Depois de desperdiçar um dia preso no genjutsu do time rival, o time 7 foi capaz de derrotá-los, ter seus pergaminhos, e passar dessa ronda.

 

Como muitas equipes Genins tinham passado da segunda fase, uma rodada de rodadas preliminares, onde Genins se enfrentavam em combate, foram realizadas para o campo fina. Depois de assistir as primeiras rodadas, Naruto foi colocado contra Kiba Inuzuka e seu cão, Akamaru. Lembrando do talento de Naruto em seus dias na academia, Kiba acreditava que seria uma luta fácil. Ele e Akamaru se uniram contra Naruto, que inicialmente teve dificuldade no combate. Depois de combinar a técnica de transformação com seus clones da sombra para tornar Kiba e Akamaru uns contra os outros, Naruto foi capaz de remover Akamaru da competição. Quando Kiba estava prestes a derrotá-lo, Naruto peida, imobilizando Kiba e seu elevado senso de olfato e fazendo dele um alvo fácil para o Uzumaki Naruto Rendan. Naruto ganhou a partida.

 

Enquanto assistia as partidas restantes, Naruto testemunhou o tratamento cruel de Neji Hyūga com sua prima, Hinata. Irritado com as ações de Neji, e as alegações de que Hinata era uma falha que não poderia escapar de seu destino, Naruto prometeu derrotar Neji durante a primeira rodada da fase final um mês depois. Enquanto isso, Naruto começou a treinar com Ebisu para melhorar seu controle de chakra. Quando Ebisu foi nocauteado por Jiraiya, Jiraiya foi forçado a treinar Naruto no lugar de Ebisu. Jiraiya, notando que Naruto foi o recipiente da Kyūbi, e do selo restritivo que Orochimaru havia colocado sobre ele anteriormente, Jiraiya retirou o selo para facilitar seu controle de chakra. Ele, então, ensinou-lhe como tirar proveito do chakra da Nove-caudas, mostrando-lhe como usar a Kuchiyose no Jutsu para invocar sapos. Apesar de ter tido pouco sucesso no início, Naruto foi finalmente capaz de convocar Gamabunta pouco tempo antes da rodada final.

 

Quando a sua luta contra Neji começou, Naruto parecia estar em desvantagem. Embora ele tenha sido capaz de subjugar Neji com clones de sombra, nenhum dos clones conseguia atacá-lo. Convencido de que Naruto era uma falha que não podia derrotar um gênio como ele, Neji usou seu Hakke Rokujūyon Shō para cortar o fornecimento de chakra de Naruto. Determinado a provar que Naeji estava errado, Naruto usou a reserva da Kyūbi e, revitalizado, colidiu com Neji. Quando a fumaça se dissipou, Neji saiu, Naruto que parecem ter sido derrotado. Isso, no entanto, era apenas um clone de sombra, e o Naruto real saiu de baixo da terra dando um soco por baixo de Neji e derrotá-lo. Neji foi tirado, contemplando o fato de que o destino não foi determinado, uma vez que uma falha poderia vencer um gênio, enquanto Naruto seguiu as rodadas restantes. Quando Sasuke lutou com Gaara, ele tinha inveja das melhorias de Sasuke, mas a luta foi interrompida pelo início da invasão em Konoha.

 

Invasão em Konoha[editar]

 

Naruto foi posto para dormir quando a invasão começou devido a um genjutsu de Kabuto, mas foi despertado por Sakura para que eles pudessem ir atrás de Sasuke, que seguia Gaara, a fim de prosseguirem a sua luta. Eles chegaram na hora em que Gaara estava para matar Sasuke. Intrigado com as habilidades de Naruto, Gaara obrigou a lutar ameaçando matar Sakura. Com o poder do Ichibi no Shukaku selado dentro dele, Gaara tentou provar a sua existência matando Naruto. Embora Naruto pudesse relacionar sua história com a de Gaara como um Jinchūriki, ele não estava disposto a permitir que nada acontecesse com Sakura e Sasuke. Com o chakra do Nove-caudas, ele convocou Gamabunta, e lutou com Gaara, que agora já evoluiu para sua forma completa de Shukaku.

 

Naruto foi capaz de despertar Gaara de seu jutsu para selar Shukaku, e eles trocaram golpes finais, com Naruto vencendo no golpe final. Ambos, muito exaustos, caíram no chão e Naruto foi se arrastando até Gaara, que ficou chocado ao ver por que Naruto era tão forte. Naruto explicou que ele também havia sofrido uma vida solitária incansável, mas mais tarde foi salva por ter amigos. Gaara entendeu e se retirou com Kankurō e Temari, enquanto Naruto estava voltando para Konoha com Sakura e Sasuke.

 

Busca por Tsunade[editar]

 

Após a fracassada invasão resultar na morte do Terceiro Hokage, Jiraiya foi colocado para encontrar um quinto Hokage, que seria Tsunade. Ele convenceu Naruto a ir com ele com a promessa de lhe ensinar um jutsu novo que seria mais forte que o Chidori de Sasuke. Ao longo do caminho, eles se encontraram com Kisame Hoshigaki e Itachi Uchiha, dois membros da Akatsuki, que procuravam capturar o Nove-Caudas selado dentro de Naruto. Jiraya foi capaz de fazê-los fugir, mas Naruto foi introduzido com a organização que viria a ser mais um problema para ele na Parte II. Para prepará-lo para seus encontros futuros, Jiraiya lhe ensinou como usar o Rasengan, um jutsu criado por Minato. Enquanto Naruto conseguiu completar as duas primeiras etapas do processo de aprendizagem com pouca dificuldade, ele lutou para completar a terceira e, assim, dominar a técnica.

 

Naruto e Jiraiya finalmente encontraram Tsunade, o candidato ideal para a posição de quinto Hokage. Quando ela recusou a oferta, e insultou todos aqueles que tinham anteriormente detido esse título, Naruto ficou irritado e desafiou ela para uma luta e atacou com um Rasengan incompleto. Apesar de sua tentativa fracassada de golpe, Tsunade foi surpreendida por seu progresso e fez uma aposta com ele: se ele pudesse dominar a técnica em uma semana, ela lhe daria o seu colar, mas se ele não conseguisse, ela iria tomar o seu dinheiro e sua carteira de rã, Gama-chan. Naruto concordou, e começou a praticar, em uma semana, ele ainda tinha que terminar o treinamento. Desapontada, Tsunade reuniu-se com Orochimaru, o assassino do Terceiro Hokage, e Naruto, Jiraya e Shizune, assistente de Tsunade, tentou impedi-la de ajudá-lo.

 


Tsunade acabou não tendo nenhuma intenção de ajudar Orochimaru e lutou contra ele e seu ajudante, Kabuto Yakushi. Quando Kabuto a deixou incapaz de lutar, Naruto, Jiraiya e Shizune vieram em seu auxílio. Embora Naruto estivesse apanhando por Kabuto e Tsunade disse a ele para correr, Naruto recusou e usando clones de sombra para ajudá-lo a compõem, Naruto foi capaz de atingir Kabuto com um Rasengan perfeito, derrotando Kabuto e ganhar a aposta. Impressionado por sua determinação em manter a sua palavra e a sobreviver contra um adversário superior, Tsunade deu-lhe o colar, assim que Orochimaru e Kabuto partiram, Tsunade aceitou a posição de quinta Hokage. Eles voltaram para Konoha, Tsunade estava confiante acreditando que Naruto um dia se tornaria um grande Hokage.

 

Resgate de Sasuke[editar]

 

Depois de voltar com Tsunade (no anime, após o retorno da missão no País do Chá, Sasuke começou a cair na oferta de se juntar com Orochimaru. Ele começou atacando Sakura e Naruto, não como companheiros de equipe, mas como inimigos, e acabou desertando de Konoha, a fim de buscar poder com Orochimaru. Sob a escolta do Quarteto do Som de Orochimaru, Sasuke saiu para se juntar com Orochimaru e Naruto se juntou a uma equipe de recuperação que o levaria de volta. Enquanto os outros membros da equipe lidaram com o Quarteto do Som, Naruto finalmente se envolveu em uma luta contra com o quinto membro do Quarteto do Som, Kimimaro Kaguya. No entanto, ele não foi capaz de vencê-lo, mesmo com clones de sombra avançados com o chakra da Kyūbi. Quando Naruto estava prestes a ser morto, ele foi salvo por Rock Lee, que lhe disse para continuar a busca de Sasuke enquanto ele lutava contra Kimimaro.

 

Naruto finalmente parou Sasuke em um lugar chamado Vale do Fim, muito perto da fronteira do País do Fogo e do País do Som, e lutou com Sasuke. Com Sasuke determinado a matar Naruto em sua busca pelo poder, Naruto decidiu que ele teria de levar a batalha a sério, se era para trazer Sasuke de volta. Naruto aproveitando o chakra da Kyūbi subiu a um nível superior na luta. Sasuke, empurrado a seus limites, conseguiu desenvolver o Sharingan completamente, extremamente avassaladora sobre Naruto. Naruto, mesmo com o chakra da Kyūbi, foi derrotado, ele aumentou mais ainda o seu chakra, e uma aura vermelha do chakra da Kyūbi no Yōko, na forma de uma raposa, o rodeava. Sasuke então tirou o poder da segunda fase de seu selo amaldiçoado para lutar contra Naruto. Os dois tiveram um confronto final, Naruto com seu Rasengan (reforçado pelo chakra do Nove-Caudas) e Sasuke com seu Chidori (habilitado pelo selo amaldiçoado). Em contacto, um gigante globo negro foi formado de energia e os rodeou. Na confusão, Sasuke atingiu Naruto no estômago, enquanto Naruto arranhou a testa de Sasuke. Sasuke ganhou a luta, mas depois de olhar para Naruto inconsciente, ele não pôde matar seu melhor amigo, então ele simplesmente continuou em seu caminho para Orochimaru.

 

Kakashi e Pakkun não chegaram a tempo de parar Sasuke, e partiu com Naruto. No hospital, Naruto prometeu para Sakura que iria trazer Sasuke para casa algum dia. Logo depois, Jiraiya chegou de repente, dizendo para Naruto ir treinar com ele durante três anos anteriores. Ele também disse a ele para desistir de Sasuke, pois ele não é diferente de Orochimaru. Naruto aceita treinar com Jiraiya, mas rejeita a desistir de Sasuke.12

 

Naruto Shippūden

 

 

Resgate do Kazekage

 

Quando Naruto voltou para Konoha, os restantes membros da Team 7 foram colocados no novo Time Kakashi. Como sua primeira ordem de negócios, Kakashi deu-lhes um outro teste com os sinos, desta vez o único objetivo era obter realmente os sinos, e que Kakashi iria usar o seu Sharingan contra eles. Apesar de suas capacidades tivessem melhoradas, Naruto e Sakura ainda não eram capazes de vencer Kakashi, e foi só ameaçando estragar o final do último livro Icha Icha que distraiu Kakashi tempo suficiente para tomar os sinos. Naruto encontrou com seus velhos amigos, que ouviu falar que todos eles já haviam se tornado Chūnins e Jōnins e que Gaara, o novo Kazekage, tinha sido seqüestrado pela Akatsuki. O Time Kakashi partiu para Sunagakure para salvá-lo.13

 

Ao chegar em Sunagakure, Chiyo foi adicionada ao Time Kakashi, e seguiram a trilha da Akatsuki. Ao longo do caminho, eles encontraram um corpo falso de Itachi Uchiha, que os desafiou na batalha. Kakashi e Naruto se uniram para derrotar o sósia, antes de prosseguir para o esconderijo da Akatsuki. Lá, eles encontraram o corpo de Gaara, na posse de Deidara e Sasori. Quando Deidara voou com o corpo de Gaara, Naruto e Kakashi o perseguia, deixando Sasori para Chiyo e Sakura. Embora inicialmente incapazes de capturar Deidara, Kakashi foi capaz de usar seuMangekyō Sharingan para distrair Deidara, dando uma oportunidade para Naruto para atacá-lo e recuperar Gaara. Deidara escapou, e Naruto e Kakashi se reuniram com Sakura e Chiyo.


 

Apesar de Sakura tentar curar Gaara, ele já havia morrido, vítima do Fūinjutsu: Genryū Kyū Fūjin. Irritado que Gaara tinha morrido porque ele era um Jinchūriki, algo que ele nunca tinha solicitado e tinha sofrido por toda sua vida, Naruto reclamou com Chiyo, aquela que havia selado o Ichibi no Shukaku em Gaara primeiramente. Para compensar o que tinha feito, Chiyo, com a ajuda de Naruto, ressuscitou Gaara, à custa da vida de Chiyo. Gaara acordou cercado por amigos, e, após o funeral de Chiyo, Naruto e Gaara, finalmente, apertaram as mãos, como um sinal de sua estreita relação. Depois, Naruto e sua turma voltaram para Konoha.

 

O Ataque de Hidan e Kakuzu[

 

Kakashi, esperando preparar Naruto para seu próximo encontro com Sasuke, treinou-o para criar um novo jutsu baseado no Fūton. Naruto tinha que treinar com clones de sombra para dominar a manipulação do vento em apenas uma fração do tempo. Quando ele fez isso, Kakashi deixou com a tarefa de combinar o que tinha aprendido com o Rasengan. Ele explicou que a natureza do chakra uma infusão com o Rasengan de Minato era o que tinha a intenção de fazer quando ele criou o Rasengan, mas não tinha sido capaz de o fazer antes de morrer. Kakashi acredita que Naruto é capaz de provar o sucesso que seu pai não pôde, Naruto inspirado para fazer o seu melhor.

 

Enquanto ele lutava para criar seu novo Rasengan, o resto de Konoha estava mobilizada para lidar com os membros da Akatsuki, Hidan e Kakuzu. Quando os dois conseguiram matar Asuma, Kakashi deixou Yamato encarregado de supervisionar a formação de Naruto para que ele pudesse ajudar o Time 10 a vingar a morte de Asuma. Depois que ele conseguiu um jutsu utilizável, Naruto e o Time Yamato foram ajudar o Time 10, chegando a tempo de salvar Kakashi e o Time 10 de Kakuzu. Naruto se envolveu em uma luta com Kakuzu sozinho utilizando o Fūton: Rasenshuriken, formado com a ajuda de clones de sombra. Depois de golpear Kakuzu com o ataque, dois de seus corações foram destruídos, e seu coração final foi deixada à beira da falência. Cansado pelo esforço, as lesões de Naruto foram curadas enquanto Kakashi acabou com Kakuzu.

 

Após voltarem para Konoha, Naruto foi proibido por Tsunade de usar o Fūton: RasenShuriken novamente. A técnica causou ferimentos leves no braço de Naruto. Mesmo que eles não eram tão maus como os ferimentos seus adversários, era prejudicial suficiente para causar o braço para ser médico, se além do reparo realizado novamente com o contato da mão dele e do adversário, ameaçando ele e sua esperança de continuar a ser um ninja. Naruto diz que ele percebeu isso, mas alegou que ele compreendeu o seu próprio corpo melhor do que ninguém.

 

Invasão de Pain

 

Naruto (no Modo Eremita), Fukasaku, Gamaken, Gamahiro, Gamabunta e Gamakichi são invocados no centro de Konoha. Percebendo que Pain tinha destruído praticamente toda a aldeia, Naruto fica enfurecido e destroi o Caminho com um Rasengan antes que esse pudesse atacar Tsunade. Naruto manda Tsunade fugir, instruindo-a a fazer com que nenhum morador intervisse na batalha.20

 

O Caminho Animal de Pain invoca um número de animais para atacar Naruto, que usou a força maior que lhe foi concedida pelo Sennin Mōdo para bater de lado com seus aliados sapos. Enquanto eles lidavam com as invocações, Naruto eliminou o Caminho Preta com o Kawazu Kumite antes de preparar os frutos da sua formação senjutsu: um Rasen Shuriken aperfeiçoado. Ele lançou o ataque a demais órgãos de Pain, e expandiu-se quando ele se aproximava deles, desintegrando o Caminho Humano. Com pouco chakra por causa do ataque, Naruto criou uma armadilha para levar o Caminho Animal para dentro da boca de Gamabunta, onde Naruto foi capaz de derrotá-la com seu Senjutsu: Rasenrengan sem a interferência dos outros corpos de Pain.


 

Sem energia natural e, assim, saindo do Modo Eremita, Naruto teve que Fukasaku invocar um dos clones da sombra do Monte Myōboku. Como solução para a sua incapacidade de ter um fornecimento constante de energia natural, ele tinha alguns clones da sombra se reúnem para ele. Revitalizado, Naruto atacou com outro Rasen Shuriken, só para o Caminho Preta aparecer e absorver o ataque. Ele distraiu o Caminho Deva com uma cortina de fumaça, e jogou outro Rasenrengan no Caminho Naraka, derrotando-o.

 

Embora tivesse vencido quatro dos seis corpos de Pain, Naruto foi capturado por uma combinação de esforços do Deva e Caminhos Preta. O Caminho Preta absorveu seu chakra para ter certeza que ele não era mais uma ameaça, mas, sendo incapaz de lidar com a energia natural, o Caminho Preta se transformou em uma estátua de sapo, permitindo Naruto se libertar. O Caminho Deva capturou Naruto novamente, e matou Fukasaku quando ele tentou entrar para ajudar. Enquanto Naruto estava imobilizado, o Caminho Deva disse para Naruto de seus planos para a paz mundial. Quando Naruto discordou com seus pontos de vista, a morte de Jiraiya é ser um subproduto de que a paz, o Caminho Deva pediu Naruto para uma melhor solução.

 

 

Antes que ele pudesse responder, Hinata apareceu para ajudar Naruto. Ela confessou seu amor por Naruto (muito chocante para ele) e se envolveu em uma batalha contra Pain, onde seus esforços foram inúteis para salvá-lo. Quando ela estava aparentemente morta, Naruto ficou furioso, e explodiu em sua forma de seis caudas. Seu colar reagiu, em um esforço para acabar com a transformação, mas o Nove-Caudas destruiu rapidamente e atacou Pain. Incapaz de lidar com esta nova ameaça, o Caminho Deva se retirou para um local onde ele pudesse usar o Chibaku Tensei, atraindo e contendo Naruto. Dentro de seu subconsciente, Naruto pensou nos planos de Pain para a paz, e pediu para alguém para ajudá-lo com uma resposta. Através de seu sofrimento, a Nove-Caudas tentou atrair Naruto para que ele destruísse o selo onde a forma de oito caudas foi libertado, quebrando o Chibaku Tensei de Pain. Antes que Naruto pudesse liberar completamente no Nove-Caudas, porém, seu pai, Minato, apareceu no subconsciente de Naruto para que ele parasse.

 

Minato revelou que ele havia projetado o selo do Nove-Caudas para permitir uma impressão de si mesmo para aparecer, se alguma vez o selo estivesse prestes a quebrar, um mecanismo de proteção para ele visar proteger seu filho. Pegando nisto, Naruto percebeu que o Quarto Hokage foi seu pai, e ficou muito feliz por finalmente saber quem foi seu pai. Minato revelou que ele havia selado a Kyūbi em seu próprio filho porque ele pensou que Naruto iria um dia encontrar o uso para ele e, finalmente, parando o Tobi.22 23 Eles também discutiram o conceito de paz, e Minato revelou que o ódio deu lugar à dor, e que ninja deve encontrar uma maneira de acabar com o ódio. Enquanto Naruto duvidou que ele pudesse fazê-lo, Minato respondeu que ele acreditava que Naruto seria capaz de encontrar a resposta, e restaurou o selo de Nove Caudas antes de desaparecer.

 

 

Lá fora, Naruto saiu da Chibaku Tensei, com a influência do Nove-Caudas e retornou ao Modo Eremita. Ele colidiu em um tempo final com o Caminho Deva, e aproveitou o intervalo de cinco segundos entre os seus ataques para finalmente derrotá-lo com seu Rasengan e vencer a batalha. Usando receptores de chakra de Pain, Naruto procurou Nagato, a mente base dos corpos de Pain, para finalmente responder à sua pergunta anterior sobre a paz. Naruto admitiu que ele odiava Nagato, mas conteve-se o tempo suficiente para perguntar como Nagato, um aluno de Jiraiya, acabou desta forma. Depois de ouvir o passado de Nagato e seus motivos para desejar a guerra, Naruto concordou sobre alguns pontos, mas rejeitou a conclusão geral sobre a alegação de que era diferente dos ideais de Jiraiya. Para quebrar o ciclo de ódio, Naruto disse à Nagato e Konan que, apesar de odiá-los, ele não iria matá-los.

 

Espantado com a determinação de Naruto para a sua resposta, Nagato disse que acredita em Naruto, e usa o Gedō: Rinne Tensei no Jutsu para reviver todas as pessoas que ele tinha matado em Konoha, à custa de sua própria vida. Com isso, Naruto24 ajudou Konan a resgatar os corpos de Nagato e Yahiko para o enterro em Amegakure. Após a confirmação de que ela tinha deixado a Akatsuki, Konan deu um buquê de flores de papel para Naruto, simbolizando uma nova aliança.

 

Ele então criou um memorial para Jiraiya e deixou as flores e Dokonjō Ninden em uma pedra com o kanji para o professor (师, shi).

 

Reunião dos Cinco Kages

 

Quando Naruto ficou exausto voltando para a aldeia, Kakashi chegou a empo de encontrá-lo e levá-lo em suas costas. Ele foi saudado por toda a aldeia e celebrado como um herói. Logo depois, ele descobriu que Tsunade havia entrado em estado de coma em conseqüência de proteger os moradores de Pain. Sakura tentou animá-lo, mas seus esforços foram interrompidos pela notícia de que Danzou Shimura substituiu Tsunade como Hokage e ordenou que Sasuke fosse executado como traidor da vila. Naruto e Sakura, questionando Sai sobre Danzō, esperavam saber como eles podiam mudar a idéia, mas foi incapaz. Suas perguntas ganhou a atenção de dois ninjas de Kumogakure, Karui e Omoi. Disseram para Naruto e Sakura sobre o trabalho de Sasuke com Akatsuki e exigiram qualquer informação que eles pudessem dar e que seri útil. Para poupar o sofrimento de Sakura, Naruto se ofereceu, mas no final não conseguiram nenhuma informação sobre Sasuke. Naruto mandou os ninjas de Kumo lançarem toda a raiva que tinham de Sasuke nele mesmo, onde Karui aceitou, mas foi parada por Sai.

 

 

Enquanto Naruto se recuperava de seus ferimentos, ele pediu para Yamato e Kakashi para levá-lo para o País do Ferro para que ele pudesse pedir para o Quarto Raikage perdoar Sasuke. Yamato e Kakashi concordaram, mas quando eles chegaram e falaram com o Raikage, o Raikage recusou seu pedido e repreendeu Naruto. Naruto foi para uma pousada para considerar o que fazer, onde ele foi logo confrontado por Tobi, que perguntou como ele pôde mudar a mente de Nagato. Naruto ignorou a pergunta e perguntou a Tobi sobre seus planos com Sasuke. Tobi lhe contou sobre o Rikudou Sennin, o clã Uchiha, e a verdade sobre o massacre do clã Uchiha, que já dirigiu Sasuke por um caminho de vingança. Naruto insistiu em que ele ainda poderia chegar até Sasuke, mas Tobi riu e saiu, dizendo que Naruto e Sasuke estão fadados a lutar novamente.

 

Naruto começou a praticar com o Modo Eremita, na esperança de ampliar o alcance de suas habilidades sensoriais e, portanto, encontrar Sasuke. Sakura interrompeu-o, tendo chegado à País do Ferro para falar com ele. Ela disse a ele que o amava e ela já não tinha qualquer sentimento de Sasuke. Naruto, no entanto, não acredita nela, e disse que ela está mentindo para si mesma. Irritada com isso, Sakura insistiu que era verdade e que, portanto, não precisa cumprir sua promessa de trazer Sasuke para casa. Naruto disse que suas ações tinham nada a ver com a promessa e que ele só queria salvar Sasuke, optando por não revelar o que Tobi tinha dito sobre o clã Uchiha. Sakura então com os outros, disse que iam para casa.

 

Um dos clones de tinta de Sai se aproximou de Naruto, dizendo-lhe, o plano de Sakura e o resto dos 11 de Konoha para matar Sasuke e impedir o envolvimento de Konoha em outra guerra, e também mencionou que Sakura foi provavelmente ainda ama Sasuke e queria ser a única a impedi-lo de afundar ainda mais. Gaara também apareceu, que lhes contou sobre a Quarta Guerra Mundial Ninja e da decisão de proteger Naruto da Akatsuki. Gaara pediu que Naruto para pensar sobre todas as pessoas que estarão lutando e se ele gosta de Sasuke em seu nome e, como amigo Sasuke, para fazer o que era melhor dado suas ações. Quando Gaara saiu, Naruto considera o que todos falaram e começou a hiperventilar. Ele desmaiou e quando acordou, descobriu que Kakashi tinha saído para parar Sakura e lidar com Sasuke.

 

Usando um clone de sombra como um substituto, Naruto escapou de Yamato e perseguiu Kakashi usando seu Sennin Mōdo para acompanhar o chakra do último. Ele chegou a tempo de salvar Sakura de ser morta por Sasuke. Naruto fez uma última tentativa de argumentar com seu ex-amigo, solidarizar-se com sua dor e reconhecendo o sacrifício de Itachi. No entanto, Sasuke não se comoveu e deixou claro sua vontade de destruir Konoha. Chocado com a profundidade do seu ódio, Kakashi resolveu matar Sasuke, mas foi interrompido por Naruto, que chocou seu Rasengan com o Chidori de Sasuke. Ambos sobreviveram ao confronto. Até que Tobi e Zetsu chegaram para ajudar Sasuke. Antes de Sasuke sair, Naruto notou que ambos haviam se tornar ninjas de alta posição, e se eles nunca lutarem novamente, os dois iam morrer. Em resposta, Sasuke declarou que não tinha intenção de morrer, e prometeu matar Naruto primeiro. Ele saiu com Tobi e Naruto voltou para Konoha com seus companheiros de equipe, levando Karin junto.

 

Confinamento dos Jinchūrikis

 

Para manter Naruto a salvo da Akatsuki, os cinco Kages o enviaram junto com YamatoMight Guy, Aoba Yamashiro e diversos ninjas de Konoha, para uma ilha remota no País do Relâmpago, sob a história que ele estava lá para estudar o ecologia da ilha. Após a chegada, Naruto encontrou Killer Bee e estava maravilhado com a sua maestria de seu Bijuu. Naruto solicitou o treinamento dele, mas B se recusou já que ele está em "férias". No entanto, Naruto provou ser um rapper capaz e bateu os punhos com ele, mas depois ele acidentalmente insultou B, enquanto rap. Naruto então usou seu Harem no Jutsu, a fim de persuadi-lo, mas sem resultados. Depois de ouvir que Naruto e B tinham colidido os punhos, Motoi levou Naruto à Cachoeira da Verdade, onde B começou seu treinamento para controlar o Hachibi. Motoi instruiu Naruto a sentar-se na plataforma em frente à cachoeira e fechar os olhos, e ele iria ver quem ele realmente era por dentro. Enquanto isso, Naruto foi recebido por uma outra versão de si mesmo, que repreendeu Naruto da rapidez com que as pessoas de Konoha mudou suas opiniões sobre ele.25

 

Tanto ele e seu Naruto interior começaram a brigar e ficaram equilibrados no nível fisico e chakra Sennin como ambos foram capazes de produzir exatamente o mesmo número de clones das sombra. Foi revelado que a batalha inteira estava acontecendo dentro de Naruto, como Yamato observou Naruto meditando ainda perto da cachoeira. De alguma forma, Naruto foi capaz de romper com a meditação, e questionou Motoi sobre a vida de B, a fim de descobrir como B foi capaz de conquistar a escuridão dentro de si. Depois de Motoi explicar a história do B e do Hachibi, ele revelou que, quando ele e B eram jovens, Motoi uma vez tentou matar B porque o seu ódio ao Hachibi por matar seu pai. Enquanto lembrava sobre como B e Gaara mudaram opiniões dos povos sobre eles, e que Naruto não estava certo se os moradores de Konoha realmente confiavam nele, Motoi foi atacado pela lula gigante. Pensando que a lula era B, Naruto gritou para ele parar. Felizmente, foi salvo por Motoi e B e Naruto ficou feliz ao ver os dois sendo capazes de retomar a sua amizade. Depois de unir forças com B, ele disse para Naruto para voltar para a cachoeira da Verdade. Confrontando o Naruto Interior, Naruto disse que ele deve ter fé em si mesmo, que começou a enfraquecer o primeiro e forçando-o a perguntar qual era o motivo de sua existência então. Naruto disse que ele era realmente ele e agradeceu a ele por empurrá-lo para ser a pessoa que ele é agora. Em seguida, ele abraçou o Naruto Interior quando ele tentou atacá-lo, que chorou e desapareceu. Após acordar e celebrar, B conduziu tanto Naruto como Yamato para uma sala especial dentro do templo secreto por trás cachoeira da Verdade, onde Naruto iria lutar contra a Kyūbi.

 

Dentro de seu subconsciente, depois de Naruto usar a chave para desbloquear o selo, a Kyūbi abriu as portas da gaiola e disparou uma Bijūdama em Naruto, mas B usou o pedaço restante do poder do Hachibi para conter o ataque. Enquanto no Sennin Mōdo, Naruto usou três de seus clones executando o Senpō: Chō Ōdama Rasengan sobre a Kyūbi como uma distração para ele vir de trás, jogá-lo contra o chão, e teve seus dois clones outros atacando-o de cima com o Fūton: Rasengan, causando grande dano e dando a chance de Naruto para drenar o seu chakra. No entanto, a Kyūbi plantou seu ódio dentro do seu chakra drenado, e de repente ela começou a consumir Naruto, fazendo-o perder o controle e forçá-lo fora do Sennin Mōdo. Pouco antes de Naruto ser completamente sucumbido, sua mãe, Kushina Uzumaki, apareceu. No início, Naruto acreditava que Kushina era a Kyūbi disfarçada, deixando ela com raiva e espancando Naruto na cabeça. Kushina, em seguida, pediu desculpas por seu temperamento curto, dizendo para Naruto que ela esperava que não era um traço que ele herdou dela. Percebendo isto ele descobriu que Kushina era sua mãe, e Naruto começou a chorar e abraçou-a. Com sua alegria, a influência de difundir a Kyūbi parou, para grande surpresa de Yamato e B. Naruto e Kushina conversaram, com Naruto perguntando como Kushina e Minato se conheceram. Kushina timidamente disse-lhe sua história e, depois, Naruto elogiou seu cabelo, e disse-lhe que o amava, para grande surpresa de Naruto, em seguida, deixando-o muito feliz.

 

Fora de seu subconsciente, quando Naruto estava mostrando B e Yamato sua nova forma, Naruto rapidamente sentiu Kisame escondido dentro de sua Samehada, detectando suas emoções negativas, o que surpreendeu Kisame. Kisame quando tentou escapar, Naruto usou sua estonteante velocidade e Kisame rapidamente chocou-se contra a parede com um soco poderoso de Naruto. No entanto, Kisame foi capaz de retirar o pé de Naruto, que ficou preso na parede, deixando Yamato para trás para ajudar a libertá-lo, enquanto B perseguiu Kisame. Naruto e Yamato, em seguida, encontraram-se com os outros enquanto eles observavam a batalha de Might Guy e Kisame à distância. Após a batalha, Kisame foi contido ninjas de Konoha e Kumo e tentou interrogá-lo, no entanto Kisame foi capaz de se suicidar e comprometeu de modo que não conseguia mais alguma informação dele. Chocado com essa ação, Naruto percebeu que até mesmo o shinobi da Akatsuki lutou por seus colegas. Quando Guy, em seguida, abriu as informações do pergaminho de Kisame tinha tentado enviar para Akatsuki, é acionado para prendê-los nas prisões de água com tubarões convocados para manter o shinobi ocupado enquanto o último tubarão tomou o pergaminho, e nadou no oceano para levar para Akatsuki.

 

Guerra Mundial Ninja

 

Enquanto Naruto continuou treinando sob a supervisão do B, Naruto, de repente sentiu o chakra da Kyūbi dentro de Kinkaku com seis caudas, mesmo muito longe do templo em que Naruto está. Querendo investigar, Naruto foi capaz de enganar B para deixá-lo sair, mas foi parado por Shibi Aburame, juntamente com um grupo de ninjas de Konoha, que confirmou suas suspeitas anteriores de que algo estava errado. Iruka Umino, que passou a estar com eles, tentou enganar Naruto para acreditar que ele tinha uma segunda missão na ilha, mas Naruto decidiu sair de qualquer maneira e utilizou o Sennin Mōdo para passar pelos guardas, no processo de perda de seu protetor de testa. Com Naruto estando fora da câmara de isolamento de chakra e, finalmente, sentiu a guerra acontecendo em torno dele, e Iruka finalmente revelou à Naruto que ele tinha que ser mantido longe do campo de batalha, a fim de protegê-lo dos inimigos. No entanto, lembrando o que Nagato disse sobre a guerra, Naruto se recusou a permanecer no templo, e declarou que iria acabar com a guerra sozinho. Quando Iruka voltou a dar à Naruto seu protetor testa que caiu, ele imediatamente prendeu Naruto dentro de uma barreira, mas Naruto no Modo Controlado da Kyūbi facilmente, soltou-se da barreira e do Ninpō: Kage Mane no Jutsu de um membro do Clã Nara e evitou os kikaichūs que Shibi enviaram atrás dele. No seu caminho para a batalha, ele encontrou uma carta de Iruka em seu protetor na testa, em que Iruka disse-lhe que, no caso ele não conseguia parar de Naruto de fugir, ele perguntou se Naruto vai voltar vivo. Naruto então começou a comer a carta depois de lê-la.

 

Naruto e B, que tinha sido convidado por Iruka para vigiar Naruto e, finalmente, encontrou-se com ele, ambos romperam uma barreira que cercava a Ilha da Tartaruga antes que o Time de Barreira tivesse tempo suficiente para regenerá-lo. Depois disso, enquanto eles continuaram seu caminho para o campo de batalha, a Kyūbi puxou Naruto para seu subconsciente, repreendendo-o por usar de seu chakra tão descuidado. Chamando Naruto de ingênuo para pensar que ele pudesse parar a guerra por si mesmo, a Kyūbi tentou persuadi-lo novamente com o poder, mas sem sucesso, ganhou algum reconhecimento de Naruto. Após a Kyūbi lembrou Naruto sobre o dia que ele conheceu Sasuke e como ele foi consumido pelo ódio, mesmo assim, ele provocava Naruto sobre sua incapacidade de apagar o ódio dos outros e do mundo. Em retaliação, Naruto derrotou a Kyūbi com força. Enquanto olha para o animal preso diretamente nos olhos, Naruto exclamou para a Kyūbi com grande confiança de que ele planejava fazer algo sobre ambos Sasuke e da guerra. A Kyūbi, em seguida, cumprimentou Naruto condescendente para finalmente aprender a se levantar por si mesmo. Naruto, enervante a Kyūbi com seu sorriso, disse que talvez um dia ele iria fazer algo sobre seu ódio também. A Kyūbi o repreendeu por acreditar que, mas Naruto, determinado como sempre, prometeu a Kyūbi que valeria a pena um tiro, foi quando ele saiu, deixando a grande besta sem palavras.26

 

Algum tempo depois, A e Tsunade chegaram para impedir a passagem dos dois. Naruto tentou argumentar sobre o seu caminho, mas A não ouviu sobre isso. Então, Naruto experimentou usar sua velocidade para ignorá-los, mas A usando a sua Raiton no Yoroi, combinando sua velocidade e sua força. Naruto então experimentou falar com Tsunade sobre permitir a sua passagem, mas Tsunade afirmou que ela tinha que seguir o seu papel como líder das Forças Aliadas. Compreendendo a posição de Tsunade, Naruto fez outra tentativa para eles deixarem a sua passagem, mas apenas foi interceptado por A outra vez. A então declarou para Naruto que, se ele continuasse insistindo, ele teria que matar ele; acreditando que ele iria ganhar tempo para as Forças Aliadas. A tentou dar um soco em Naruto, mas foi bloqueado por Killer Bee. Então Tsunade se lembrou das palavras de Naruto que, não ia morrer até se tornar Hokage, então tomou sua própria decisão de deixar Naruto passar. Mais tarde, quando Bee derrotou A com o Lariat, ele explicou que, a força deles não iam para eles não eram só de seus Bijūs, mais também por causa que tinham pessoas especiais para eles. Então A totalmente ligado com sua Armadura, atacou Naruto com seu melhor soco, mas Naruto conseguiu desviar. Então A disse que, para que ele permitisse a passagem de Naruto, ele teria que, fazer o seu prórpio teste. Então ele permite a passagem dos dois.

 

Então eles vão andando até encontrarem Nagato e Itachi Uchiha. Depois ele teve uma conversa rápida com Nagato e, Itachi, a batalha começa. com Itachi atacando Naruto com o Katon:Gōkakyū no Jutsu, mas B o defendeu com a Samehada. Enquanto Naruto luta com Itachi, ele diz pra Itachi sobre o atual estado de Sasuke, mas assegurou-lhe que tinha um plano para mudar ele de lado. Depois Nagato invoca o cão e o pássaro, e, lembrou a Naruto que ele tinha que atacá-lo diretamente. Como Itachi desviou para o pássaro de Nagato, ele ativa o Mangekyō Sharingan, quando Naruto olha para Itachi, o corvo que Itachi colocou na boca de Naruto, sai e olha para Itachi, fazendo ele parar. Itachi usa o Amaterasu no cão invocado de Nagato, e em seguida, usa o Amaterasu em Nagato e, em seu pássaro. Itachi explica que o corvo usou Kotoamatsukami, liberando-o do controle de KabutoNagato, tendo sua personalidade completamente removida por Kabuto, usou sua habilidade do Caminho Asura para conter tanto Naruto e B, respectivamente, mas antes que Nagato possa remover a alma de Naruto, Naruto e B são posteriormente resgatados por Itachi com seu Susanoo. Após Nagato usar o Chibaku Tensei como uma tentativa de prendê-los, Naruto usou sua Rasenshuriken, juntamente com Yasaka Magatama de Itachi e o Bijūdama de B, para atacar o centro da técnica de Nagato, efetivamente destruindo-o. Depois de Itachi selar Nagato com sua espada Totsuka, ele disse a Naruto que ele iria parar o Kuchiyose: Edo Tensei de Kabuto enquanto Naruto se concentraria na luta contra Tobi. Naruto insistiu para Itachi ver Sasuke de novo, mas ele recusou, dizendo que ele deveria deixar o seu irmão para seus amigos. Depois Itachi foi para esquerda, Naruto e B continuaram caminhando para um destino desconhecido.

 

Naruto vai o encontro de Gaara , e lá vence o antigo Tsuchikage e com muito esforço o antigo Raikage , enquanto Gaara e o atual Tsuchikage lutam contra o poderoso ex Mizukage.

 

 

Personalidade

 

  

Devido ao preconceito e solidão, sofrido na infância, Naruto desenvolveu um desejo por reconhecimento. Para alcançar isso, Naruto puxaria brincadeiras ao redor da aldeia e até mesmo indo até lutar pelo título de Hokage. Mesmo depois de se formar na academia, Naruto ainda estava determinado a ser reconhecido, mas como ele fez e mais conexões com os outros, suas razões para querer se tornar Hokage sofreram uma mudança, tendo menos a ver com o desejo de reconhecimento, e mais querendo usar a força para proteger sua casa e as pessoas próximas a ele. Como observado por Tobi, Naruto é um crente fervoroso na vontade do fogo, comparando-o a Hashirama Senju neste aspecto.A imparável determinação de Naruto e o forte crescimento com os impactos da vida ao seu redor, até mesmo seus inimigos foram afetados por sua empatia. Ambos Kakashi e Temari tinha referido o incrível carisma de Naruto como um "poder exclusivo" que lhe permite mudar as opiniões do mundo dos outros.

 

Naruto é mais proeminente caracterizado por sua hiperatividade, sendo exuberante, impaciente, impulsivo e desatento. De acordo com Kakashi, Naruto aprende através de seu corpo. Ele é relativamente ingênuo e simples, demora a compreender um princípio ou uma situação, e muitas vezes exigindo uma analogia simplista, a fim de compreender o que está sendo explicado para ele. Em geral, Naruto responde melhor à concorrência e possui um grande grau de confiança em si mesmo, proclamando que ele vai dominar qualquer técnica que está aprendendo em uma fração do tempo normal, embora ele não hesita em pedir ajuda se precisar.

 

Naruto tem uma série de outras características distintas também. Herdou o seu slogan "Dattebayo!" (ばよだって!) de sua mãe, Kushina Uzumaki, quem dizia "(da)ttebane" ("(だ)ってばね") quando animada ou frustrada. Ele também tem um capricho infantil de manter seu dinheiro em uma carteira em forma de rã verde gordinho que ele carinhosamente chama de "Gama-chan". Ele também é muito impetuoso e raramente presta atenção ou tem formalidade social. Ele quase que exclusivamente come ramen, e é um cliente freqüente no Ichiraku Ramen. Ele também designado como um pervertido, algo que tende a ser repreendido por Sakura, assim como Iruka, e só se tornou ainda mais após ao conhecer Jiraiya. Ele sorri quase constantemente que durante sua infância, foi para mascarar a tristeza de sua vida solitária. Aqueles que estão mais próximos a ele são capazes de reconhecer quando o seu sorriso não é verdadeiro. Naruto também têm medo de fantasmas.

 

 
Rasengan.

 

No entanto, quando a situação em que ele ou quando alguém querido está em apuros, Naruto pode ser muito feroz, e vai tentar entrar de imediato em seu auxílio. Esta é mais comumente vista na série através de sua interação com seus companheiros de equipe, Sasuke e Sakura Haruno. Naruto vê Sauske como um irmão, e durante toda a parte Shippūden ele se esforça para trazê-lo de volta para Konoha, apesar desse não dá atenção. Com Sakura, Naruto tem uma queda por ela, e fará tudo em seu poder para fazê-la feliz, mesmo que seja à custa da sua própria felicidade. Sai indicou que esta dedicação tem progredido até ao ponto de amor. Sai também observa que o esforço de fazer Sakura feliz e trazer Sasuke para casa são a fonte de dor interna de Naruto.No anime, Naruto diz para Shizuka que, embora ele ser apaixonado por SakuraNaruto sabe que suas afeições são unilaterais de sua parte e ele mesmo diz que ela nunca poderá retribuir o afeto que ele tinha por ela, mas ele estava feliz, desde que Sakura estivesse feliz. Igualmente como Guy e Rock Lee, Naruto costuma fazer a "pose de cara legal".

 

Após a perda de seu mentor Jiraiya, conversando com seu próprio pai, e conversando com o assassino de Jiraiya e ex-aluno desse, Nagato, Naruto veio a entender o lado negativo da vingança, e deseja salvar Sasuke ainda mais da vingança. Naruto também tentou parar os ninjas de Kumo contra sua vingança contra Sasuke, uma vez que isso apenas criaria um ciclo de ódio. Parece que Naruto estava se tornando cada vez mais desesperado em sua busca para salvar Sasuke, pois ele estava disposto a tomar agressões físicas dos ninjas de Kumo só por causa de Sasuke, assim como ficar de joelhos diante do Raikage e implorar para perdoar Sasuke por seus crimes. Além disso, depois de descobrir com Tobi o motivo do ódio de Sasuke, Naruto decidiu e proclamou à Sakura, que estava tentando levá-lo a deixar a sua missão, que ele compreendeu verdadeiramente o que Sasuke é agora. Ele queria salvar Sasuke, não apenas por causa da promessa que fez à Sakura, mas também para si. No entanto, depois de descobrir que seus companheiros tinham o objetivo de matar Sasuke, e que ninguém na aldeia jamais aceitaria-o novamente, Naruto aparentemente sofreu de hiperventilação devido ao conflito extremo que lhe foi apresentado.

 

Após finalmente estar com Sasuke, Naruto simpatizou com o criminoso por seus atos, e se recusou a recuar ou para matá-lo, para encontrar uma terceira solução. Naruto chegou à conclusão de que os dois foram realmente destinados à lutar, como Tobi previu, e que quando isso acontecer, ele e Sasuke estarão no topo do ranking ninja, e aconteceria que os dois iriam morrer. Naruto é totalmente preparado para assumir o ódio de Sasuke como um amigo, e é, de certa forma, a única pessoa a não ter desistido dele. No entanto, como o resto de Konoha, Naruto finalmente desistiu de trazer Sasuke de volta como um cidadão da aldeia, acreditando que as palavras já não teriam qualquer efeito para o que lhes permite compreender uns aos outros, e resignou-se a lutar (e potencialmente matar) Sasuke para proteger Konoha. Para prevenir-se da morte quando ele lutar contra Sasuke, Naruto começou a treinar para dominar a Kyūbi, dizendo que ele foi executado por meio de ser um Jinchūriki e preparado para concluir a "técnica".

 

Naruto também tem demonstrado amar profundamente seus pais. Quando ele conheceu seu pai, apesar de estar com raiva dele por selar a Nove Caudas dentro dele, Naruto rapidamente superou sua raiva e ficou muito feliz e orgulhoso de ser o filho do quarto Hokage. Ele também abraçou chorando a sua mãe Kushina quando ele conheceu-a. Depois de saber como seus pais se conheceram e o que aconteceu durante o ataque da Kyūbi em Konoha, Naruto disse a sua mãe que ele pôde finalmente entender como um pai ama e senti que ele não pode culpá-la ou culpar Minato, em vez sentiu prazer em ser seu filho. Quando o Quarto Raikage critica como Minato era supostamente a "Criança da Profecia" e alegando que ele falhou quando ele morreu contra o Nove-Caudas, Naruto, lembrando que sua mãe lhe dissera sobre o amor de Minato e fé em seu filho, com raiva censurou o Raikage por estar insultando seu pai sem nem conhecê-lo, e que o Quarto Hokage não tivesse falhado em tudo.42 Naruto também explica ao Raikage que, apesar de seus pais terem morridos um pouco depois de seu nascimento, os dois fazem ele forte. 43

 

Desde o início da Quarta Guerra Mundial, e, por causa da Invasão de Pain, Naruto teve freqüentemente o pensamento de que era seu "dever" e "fardo" parar a dor e ódio, e que ele devia assumir isso sozinho. No entanto, Itachi apontou para Naruto que esta linha de pensamento, juntamente com o seu crescente poder, só faria-o arrogante. E, Itachi chegou até a apontar que se Naruto continuasse daquele jeito, um dia, ele poderia se tornar igual Tobi.

 

Habilidades[editar]

 

 
As posições de mão que Naruto faz para ativar clones da sombra

 

Graças ao Bijuu que possui dentro de si, Naruto tem acesso a grandes reservas de chakra, uma forma de energia que permite que guerreiros ninja sejam capazes de realizar práticas sobrenaturais. Tal reserva adicional de chakra o deixa se valer de habilidades ninja que alguém de sua idade não seria capaz de usar normalmente. Porções do chakra da raposa se misturam constantemente com o de Naruto, mas ele também pode utilizar suas reservas quando se entrega ao ódio ou quando pede diretamente à raposa por seu poder. Quando o chakra da raposa é liberado, uma aura em forma de raposa envolve Naruto, com o número de caudas, variando de um a nove, representando o nível de liberação. A raposa também cura qualquer ferimento fatal (sendo que isso diminua sua vida) de naruto quando é liberada. Cada cauda aumenta drasticamente sua capacidade de luta, mas também o faz perder a racionalidade conforme mais caudas aparecem. Como o poder da raposa pode ameaçar a vida daqueles próximos a ele, Naruto procura limitar o uso de tal poder, mas eventualmente aprende a controlá-lo com a ajuda de sua mãe.5

 

Naruto se vale de suas reservas adicionais de chakra durante a série. Sua habilidade de conjurar sapos para ajudá-lo em batalhas é dependente do chakra da raposa, pois só consegue conjurar sapos maiores com a ajuda dela. Ele também aprende o Senjutsu, uma habilidade que aumenta seu poder que deriva dos sapos e depende da energia da natureza.44

 

 
O jutsu de elemento vento que Naruto desenvolveu, Fuuton Rasen Shuriken

 

Naruto utiliza o Rasengan, uma esfera concentrada de chakra criada por seu pai. Quando usa a técnica, Naruto cria clones de sombras para ajudá-lo a manipular o chakra da forma correta. Apesar do grande potencial destrutivo da técnica, Minato criou o Rasengan com a intenção de utilizá-lo para complementar seu chakra. Após intenso treino com seus clones, Naruto complementa o Rasengan ao seu chakra e cria o Rasenshuriken, que causa danos a nível celular mediante impacto, mas também fere Naruto. Após seu treinamento nas artes Eremitas, Naruto resolve esse problema e aprende a atirar oRasenshuriken em seus oponentes. Agora ele dominou o chakra da kyuubi e quando o usa fica semelhante ao Rikudou Sennin. Neste modo, Naruto consegue uma velocidade incrível que chega bem perto da de seu pai, Minato Namikaze. Ele também consegue detectar maldade dentro das pessoas,assim conseguindo detectar ninjas por perto com "más intenções" . Agora, mantém um bom relacionamento com Kurama (Kyuubi), podendo entrar em Modo Bijuu e ganho de novas habilidades.

 

Sakura Haruno (春野サクラ, Haruno Sakura?) é uma personagem fictícia da franquia de mangá e anime Naruto, criada por Masashi Kishimoto. No anime e mangá, Sakura é uma kunoichi afiliada com a vila de Konoha, e parte da equipe 7, que consiste de si mesma,Naruto UzumakiSasuke Uchiha e seu senseiKakashi Hatake. Sakura inicialmente tem uma paixão por Sasuke, elogiando-o em cada situação, e acumulando desprezo sobre o menos qualificado Naruto. Ao longo da série, ela começa a criar esta personalidade singularmente impulsionada, e cresce mais sensível e aceitando Naruto. Sakura já apareceu em várias formas de mídia de Naruto, incluindo os quatro filmes da série, todas as animações de vídeo original, e diversos jogos de vídeo.

Sakura se tornou a protagonista feminina da série, apesar de não ter sido criada para tal papel. Kishimoto sentia dificuldades em desenhá-la, fato que acabava por destacar determinados aspectos de sua aparência, como sua testa grande.1

No anime e mangá, Sakura é uma ninja da Vila Oculta da Folha e integrante do Time Kakashi, composto por ela, Naruto UzumakiSasuke Uchiha e seu senseiKakashi Hatake. Sakura inicialmente demonstra sentir atração por Sasuke, tecendo elogios a ele e deixando o menos habilidoso Naruto em segundo plano. Com o tempo, começa a apreciar e aceitar a companhia de Naruto, e os dois se tornam bem mais próximos.

Biografia

Personalidade

No início da série, Sakura sente uma profunda admiração por Sasuke Uchiha.2 Por causa disso, a maior parte das primeiras aparições de Sakura a mostram tentando ganhar a atenção de Sasuke. Conforme a história progride, os dois passam a conviver mais frequentemente como parceiros de time, e ela começa a se preocupar com a possibilidade de Sasuke abandoná-la em sua busca por poder. Quando seu medo se torna realidade, Sakura tenta impedir que Sasuke parta, declarando seu amor por ele e oferecendo sua companhia. Sasuke, mesmo tocado por suas palavras, abandona a Vila Oculta da Folha. A partir deste momento, Sakura passa a ter como objetivo trazer Sasuke de volta. Apesar de ainda se preocupar com ele e não permitir que terceiros o insultem, Sakura está disposta até mesmo a atacá-lo se for necessário para trazê-lo de volta3 .

O relacionamento de Sakura com Naruto Uzumaki, assim como com Sasuke, também muda durante a série. Quando os dois são colocados no mesmo time, Sakura vê Naruto como um tolo incompetente que deliberadamente que tenta arruinar sua vida. Conforme a história progride e Naruto demonstra seu talento como ninja e dedicação para com seus colegas, Sakura percebe que sua opinião sobre Naruto precisava ser revista. Depois que Sasuke abandona a aldeia, Sakura implora que Naruto o traga de volta. Interessado em Sakura, Naruto faz de tudo para trazer Sasuke de volta para ela. Apesar de falhar e acabar num hospital, ele promete cumprir o pedido que Sakura lhe fez. Ao perceber o quanto Naruto se arriscou por ela, Sakura decide passar mais de dois anos em treinamento para conseguir ajudar Naruto em sua próxima tentativa. Quando os dois partem em busca de Sasuke, Sakura descobre os fardos que Naruto carrega, e entristecida pelo impacto dos mesmos na vida dele, se torna mais próxima de Naruto e tenta fazer tudo que pode para ajudá-lo a superar esses obstáculos.


Habilidades

No início da série, Sakura não demonstra muitas habilidades nos paranauês. Apesar de ser bastante talentosa em habilidades ninja básicas, como visto nas poucas batalhas em que participa, Sakura não possui características que a destaquem do resto do Time Kakashi. Seu sensei, Kakashi, observa que Sakura possui um controle incrível sobre seu chakra,4 mas ela não aprende a utilizar essa habilidade de imediato.

Após treinar com a Quinta Hokage, (Tsunade Senju) por mais de dois anos, Sakura aprende duas técnicas que dependem diretamente de seu chakra. A primeira e que exige mais de sua habilidade é a capacidade de moldar seu chakra e poder curar ferimentos, lhe garantindo a posição de ninja médica em sua equipe. Graças à sua grande maestria em curar terceiros, Sakura é mais talentosa como ninja médica do que outros muito mais experientes.5 Como uma equipe depende de seu ninja médico para sobreviver, Sakura precisa evitar seus oponentes e mantê-los distantes. Ela consegue isso através de uma segunda habilidade: sua força sobrehumana. Ao concentrar seu chakra nos punhos e liberá-lo em contato com seu alvo, Sakura pode reduzir obstáculos a pó com facilidade.

História

Sakura acompanha os outros integrantes do Time Kakashi em todas as missões iniciais, mas pouco faz para contribuir nas batalhas em que participa. Ao invés disso, ela aguarda que seus parceiros derrotem os oponentes e se vale da proteção deles. Na batalha no País das Ondas, enquanto Naruto e Sasuke enfrentavam Haku Koori, e Kakashi Hatake enfrentava Zabuza Momochi, ela defendia o velho construtor de pontes, Tazuna. Durante o Exame Chunnin, os outros integrantes de sua equipe precisam ser protegidos por ela, que percebe que depender de terceiros para ganhar batalhas não foi um passo inteligente. Ela resolve então refinar suas habilidades ninja a partir desse ponto e assume um papel mais ativo nas batalhas do Time Kakashi. Quando Sakura percebe que Rock Lee já lutou bastante contra o Trio Otonin na Floresta da Morte, ela decide lutar por ela mesmo, e é surpreendida por Kin Tsuchi, a única saída que resta é cortar seu cabelo e fugir. Então ela inicia uma grande batalha contra Zaku Abumi. Pouco depois do fim do exame chunnin, Sakura se encontra com Sasuke e tenta convencê-lo a permanecer na vila ou levá-la com ele, mas falha. Depois que Sasuke abandona sua equipe e Naruto não consegue trazê-lo de volta, Sakura se vê incapaz de ajudá-los e resolve estudar com Tsunade para conseguir fazer mais por seus parceiros no futuro.

Sakura se torna mais ativa e forte quando ela parte para salvar o Quinto Kazekage Gaara, como visto em sua luta sobre Sasori (integrante da Akatsuki).6 Ela também melhora suas habilidades em trabalho em equipe, ela e Chiyo formaram uma grande dupla. Graças ao sucesso nessa batalha, Sakura consegue descobrir mais informações sobre o paradeiro de Sasuke. Naruto, Sakura e os outros membros do Time Kakashi usam essa informação para encontrar Sasuke, mas novamente não conseguem impedir que ele fuja. Sakura depois decide enfrentar Sasuke quando conclui que ele se tornou uma ameaça, e tenta acabar com ele sozinha após encontrá-lo3 . Quando a guerra contra os membros restantes da Akatsuki é anunciada, Sakura participa como ninja médica.



Sasuke Uchiha (うちは サスケ, Uchiha Sasuke?) é um personagem fictício da série de anime e mangá Naruto criada por Masashi Kishimoto. Na história fictícia da série, Sasuke é membro do extinto clã Uchiha, que era uma habilidosa família de ninjas da Vila Oculta da Folha. Seu objetivo inicial é vingar a destruição de seu clã, matando seu irmão Itachi Uchiha, que assassinou quase todos sozinho. Inicialmente é frio e guiado por sua vingança, mas posteriormente cria vínculos de amizades com outros personagens, particularmente com Naruto Uzumaki, quem ele passa a considerar como rival.

Inicialmente Kishimoto não pretendia criá-lo, mas o fez após conversar com seu editor, que o aconselhou para que criasse um rival para o protagonista, Naruto. Ao iniciar sua concepção o autor teve dificuldades para desenhá-lo, mas com o decorrer da obra, aprendeu e começou a apreciar fazê-lo. Na versão animada original seu seiyū é Noriaki Sugiyama e nas versões brasileira e lusitana seus dubladores são Robson Kumode e Peter Michael, respectivamente.

As publicações especializadas em mangá e anime proporcionaram elogios e críticas à respeito do personagem. Várias delas ressaltaram suas habilidades e atitudes frias, analisando ele como um "rival" estereotipado, semelhante à maioria dos personagens de mangás shōnen. A evolução do personagem foi um dos pontos mais enaltecidos pelos críticos que elogiaram a sua rivalidade com os outras personagens e também o impacto causado por ele no enredo da série. Além disso, Sasuke é um personagem muito popular entre os leitores do mangá, se mantendo nas primeiras colocações das pesquisas de opinião. Aproveitando sua popularidade vários produtos, que incluem desde figuras de ação a pelúcias, têm sido lançados como forma de merchandising.

Sasuke é um membro do clã Uchiha da Vila Oculta da Folha. Sua família inteira foi assinada por seu irmão mais velho, Itachi Uchiha, que poupou sua vida, julgando-o como indigno de ser morto. Quando é introduzido na série pela primeira vez ao ser designado ao Time 7 para cumprir diversas missões, demonstra grande indiferença para com seus companheiros. Vendo que suas habilidades extraordinárias são superiores aos de seus colegas, algo que fez com que todos o chamassem de "gênio", ele a princípio se torna relutante em cooperar com Sakura Haruno e Naruto Uzumaki, mas com o tempo passa a achá-los úteis.Durante seus treinos, Sasuke começa a controlar o Sharingan, uma habilidade hereditária de seu clã que se manifesta através dos olhos e permite ao usuário prever os movimentos do adversários e imitar seus jutsus. Embora se contente com uma vida feliz na Vila da Folha, ele nunca permite que sua ambição por mais poder saia de seus pensamentos. Durante as batalhas da primeira parte da série, arrogantemente, testa suas habilidades contra ninjas progressivamente mais fortes, com a intenção de descobrir os pontos fracos delas e saná-los.

 
Sasuke usando o Chidori no segundo estágio do selo amaldiçoado.

Durante o Exame Chunin, um exame de graduação ninja, Sasuke encontra Orochimaru, que o manipula e insere nele o selo amaldiçoado, que lhe concede um breve momento de força e velocidade enquanto ativo e que em um nível mais avançado muda drasticamente sua aparência. Kakashi Hatake lhe ensina o Chidori, um conjunto de relâmpagos feitos de chakra e manipulados por sua mão, que lhe serve como um modo de evitar o uso contínuo do selo amaldiçoado, que poderia prejudicá-lo. No entanto, após o breve retorno de Itachi a Vila da Folha e a sua derrota imediata, Sasuke torna-se insatisfeito com o que ele aprendeu como membro do Time 7. Acreditando que Orochimaru seja capaz de lhe dar o poder necessário para matar seu irmão, ele o procura, rompendo seus laços de amizade com o povo da vila. Naruto segue-o em uma tentativa de impedi-lo, e os dois se confrontam. Embora durante a luta tivesse a oportunidade de matá-lo, Sasuke hesita em fazê-lo, e ao invés disso continua a caminho do esconderijo de Orochimaru.

Após dois anos e meio, convencido de que aprendeu tudo o que precisava com seu novo mestre, Sasuke volta-se contra um Orochimaru enfraquecido antes que o mesmo roube seu corpo. Apesar dele tentar tomar seu corpo à força, Sasuke é capaz de reverter o processo, e absorvê-lo. O personagem forma sua própria equipe, "Hebi", para auxilá-lo na busca por Itachi. Quando eles conseguem encontrá-lo, Sasuke o enfrenta sozinho.Durante o confronto, antes de morrer, Itachi remove do corpo de Sasuke o selo amaldiçoado e Orochimaru. Após a batalha, ele é capturado por Tobi, que revela que Itachi só assassinou seu clã, pois estava sob ordens dos comandantes da Vila da Folha e que o poupo por amor e que, posteriormente, permitiu que ele o matasse. Entristecido com tal revelação, se reúne com os membros de sua equipe, e a renomeia como "Taka", mudando seu objetivo, que agora é se vingar de sua antiga vila. A morte de seu irmão também proporciona que ele alcance um novo estágio do Sharingan, o Mangekyo Sharingan, o que lhe permite realizar uma de suas mais poderosas técnicas. Neste meio tempo, Sasuke concorda que seu grupo trabalhe com a Akatsuki em prol da captura do hospedeiro do bijuu de oito caudasKiller Bee, que quase mata a todos e consegue escapar.Então junto de seu grupo decide que irá matar Danzou Shimura, um dos responsáveis pelo massacre de seu clã e o atual sexto Hokage. Após matar Danzou, ele se depara com o Time 7.Após um breve confronto, ele e Naruto concordam em ter uma batalha final na Vila da Folha e o transplante dos olhos de Itachi feito por Madara começa a lhe causar cegueira. Após sua recuperação, Sasuke parte para cumprir seu objetivo.

Depois de ajudar Itachi, que foi revivido, a parar o exército de Kabuto Yakushi, Sasuke decide investigar mais sobre seu clã para saber o que ele deve fazer em seu futuro. Para isso, ele revive Orochimaru e reanima as únicas pessoas que podem lhe dar respostas: os quatro primeiros Hokage. Após descobrir que a morte do seu clã resultou das ações de Tobirama Senju, o segundo Hokage, Sasuke faz diversas perguntas a Hashirama Senju, o primeiro Hokage. Depois de ouvir a história sobre o próprio Hashirama e Madara Uchiha, ele decide que protegerá a vila e não deixará que a morte do seu irmão seja em vão, indo para o campo de batalha .

 

 

Kakashi Hatake

Kakashi Hatake (はたけ カカシ, Hatake Kakashi?) é o líder do Time 7 e sensei de Naruto, Sasuke e Sakura. Originalmente, Kishimoto pretendia introduzir Kakashi mais cedo na série e o criou como uma pessoa tranquila que fosse capaz de manter os membros do Time 7 calmos e seguros. Kakashi trata a sua posição como líder de uma forma separada dos outros membros, e por conta disso está sempre atrasado para reuniões. Em um gaiden do seu passado, é mostrado que esse é o resultado de um acidente em que Kakashi presenciou a suposta morte de seu amigo Obito Uchiha, que lhe deu seu Sharingan e lhe passou muitos de seus hábitos, incluindo seus atrasos constantes. Com o Sharingan de Obito, Kakashi conquistou uma reputação como um ninja poderoso e habilidoso, além do apelido "Kakashi, o Ninja Copiador" (コピー忍者のカカシ, Kopī Ninja no Kakashi?). Apesar de ensinar todos os três membros do Time 7 no início da série, Kakashi depois se foca no treinamento de Sasuke conforme a história continua, ensinando a ele a técnica Chidori; no entanto, ele foi incapaz de impedir que Sasuke deixasse a vila para procurar Orochimaru na sua busca por poder. O dublador do personagem na versão original do anime é Kazuhiko Inoue e nas versões brasileira e lusitana seus dubladores são Élcio Sodré e Quimbé.

Antagonistas

Vila Oculta do Som

A Vila Oculta do Som (音隠れの里, Otogakure no Sato?) é uma vila fundada por Orochimaru com o objetivo de coletar ninjas para suas experiências para aprender todos os jutsus do mundo. Essa vila não é unida, mas sim composta por várias bases e esconderijos localizados dentro e fora do País do Som.

Orochimaru

Orochimaru (大蛇丸?) é um criminoso que um dia já fez parte da Vila Oculta da Folha. Para enfatizar seu papel como vilão, Kishimoto trabalhou para fazê-lo parecer "pálido e doentio", pois ele achava que isso ajudaria a distinguir os vilões dos protagonistas. Na série, ele é um antigo ninja da Vila da Folha e também um ex-aluno do terceiro Hokage. Durante a época em que viveu na vila, destacou-se como um dos mais fortes ninjas ao lado de seus companheiros de equipe, Jiraiya e Tsunade.Seu desejo de se tornar imortal faz com que ele conduza experimentos nos outros ninjas de sua vila e mais tarde fuja da aldeia e se junte à organização criminosa conhecida como Akatsuki. Após atacar seu companheiro Itachi Uchiha, que o derrota, ele deixa Akatsuki e cria sua própria aldeia ninja, a Vila Oculta do Som, na esperança de destruir a sua antiga aldeia.Sua técnica de imortalidade envolve a transferência de sua consciência para diferentes corpos e seu desejo de conseguir um novo hospedeiro, que ele prefere que seja Sasuke, é uma de suas motivações durante toda a série. Por conta de seus diferentes hospedeiros e os disfarces que ele assume, diversos dubladores foram utilizados; o dublador que mais vezes atua como o personagem na versão original do anime é Kujira e nas versões brasileira e lusitana seus dubladores são Renato Soares e Pedro Carneiro.

Kabuto Yakushi

Kabuto Yakushi (薬師 カブト, Yakushi Kabuto?) é o leal espião de Orochimaru, inicialmente introduzido como um experiente genin da Vila da Folha que auxilia o Time 7 durante o Exame Chunnin. Quando criança, ele foi achado num campo de batalha por uma freira da Vila da Folha que o criou como seu filho e depois o entregou aos cuidados de Orochimaru após ter sido recrutado como um espião para a vila, que mais tarde tentaria matá-lo para evitar que ele revelasse todas as informações que aprendeu. Kabuto então começou a agir como um espião para vários países e organizações, incluindo a criminosa Akatsuki.35 Kabuto usa suas inúmeras afiliações anteriores para reunir informações em favor de seu mestre; por exemplo, ele participou do Exame Chunnin como um cidadão da Vila da Folha para juntar informações dos outros participantes.36

Kabuto é altamente competente com técnicas medicinais, se comparando à Tsunade: ele pode se regenerar de machucados ao reativar células mortas para fazer novas crescerem e formar um bisturi com seu chakra para aplicar golpes cirúrgicos em seu oponente graças ao seu conhecimento da anatomia humana.37 Na Parte II, após a derrota de Orochimaru, Kabuto injeta os restos de seu mestre em seu corpo para se tornar forte o suficiente a ponto de nunca mais ter de servir alguém. O DNA de Orochimaru gradualmente começa a tomar conta de seu corpo, mas o desejo de Kabuto em matar Sasuke o mantinha sob controle. Mais tarde ele resolve seus problemas com Naruto, uma vez que aprendeu a controlar os restos de Orochimaru.38 Após dominar o jutsu de invocação de almas dos mortos, Kabuto chantageia Tobi e forma com ele uma aliança sobre a promesa ter a posse de Sasuke assim que eles vencessem a guerra contra a Aliança Shinobi.39Contudo, durante a guerra Kabuto perde o controle sobre Itachi Uchiha e é derrotado por ele, ao lado de Sasuke.40 O dublador do personagem na versão original do anime é Nobutoshi Canna e na versão brasileira é Gilson Ajala.41 42

Quarteto do Som[editar]

O Quarteto do Som (音隠れの忍四人衆, Otogakure no Shinobi Yonin Shū?, lit. "Os Quatro Shinobi da Vila do Som") são os guarda-costas mais fortes de Orochimaru. Eles são introduzidos durante a invasão de Orochimaru à Vila da Folha, mas não ganham importância na história até Sasuke tentar deixar a vila para seos foram forçados a aceitar Kimimaro (君麻呂?) como seu líder após perderem para ele em batalha. No entanto, Kimimaro desenvolveu uma doença misteriosa e foi obrigado a se retirar momentaneamente, fazendo com que o grupo se tornasse o Quarteto do Som.43 Como um grupo, eles se especializaram na criação de barreiras, paredes defensivas e técnicas de selamento, além de possuírem suas próprias habilidades. O grupo é composto por Jirobo (次郎坊, Jirōbō?), um homem grande especializado em combates corpo-a-corpo que pode absorver o chakra do inimigo,44 Kidomaru (鬼童丸, Kidōmaru?), um ninja de seis braços que consegue produzir teias de aranha para lutar e é especialista em combates à longa distância,45 Sakon (左近?) e Ukon (右近?), os mais fortes do Quarteto do Som, dois irmãos gêmeos que podem combinar seus corpos,46 e Tayuya (多由也?), uma mulher que usa sua flauta para controlar demônios que ela mesma invoca e criar ilusões.47 Kimimaro depois se junta ao grupo na missão de proteger Sasuke, revelando sua habilidade de lutar com seus ossos, mas morre devido a sua doença.48 Todos os cinco possuem o selo amaldiçoado de Orochimaru, que aumenta seus poderes quando ativado.49 Kimimaro é revivido por Kabuto durante a guerra contra a Aliança Shinobi,50 e este também usa o DNA dos outros quatro membros para ter suas habilidades.51

Akatsuki

Akatsuki (暁? lit. "Amanhecer" ou "Aurora") é uma organização formada por ninjas criminosos que são os principais antagonistas de Naruto. Liderados por Tobi, que age através de Pain que se passa pelo líder, o objetivo da Akatsuki é dominar o mundo usando o poder das nove Bijuu. Os membros da Akatsuki são ninjas que abandonaram sua vilas e são considerados por seus antigos lares como criminosos de classe S, os ninjas mais poderosos e procurados do mundo de Naruto. Até certo período, a Akatsuki é composta por oito membros, que agem em equipes de dois homens. Todos eles usam trajes similares, um comprido manto preto com nuvens vermelhas e colares. Fora a tentativa de Itachi Uchiha e Kisame Hoshigaki em capturar Kurama (a raposa de nove caudas seladas dentro da Naruto) a Akatsuki não aparece muito na Parte I. Na Parte II, eles estão mais presentes, capturando Gaara e extraindo o tanuki de uma cauda, Shukaku, de seu corpo, bem como na procura pelas Bijuu restantes. Kishimoto chamou os membros da Akatsuki de anti-heróis, pois ele desejava expandir as suas histórias mais do que as dos protagonistas, o que contrastaria com os outros tipos de vilões.

 Itachi uchira

Itachi Uchiha (うちは イタチ, Uchiha Itachi?) é um antigo ninja da Vila da Folha e parceiro de Kisame Hoshikagi. Apesar de ter vivido sua infância como a criança prodígio do clã Uchiha, Itachi é tratado como um vilão em grande parte da história. Ele é inicialmente retratado como sendo o único responsável pela morte de seu clã inteiro, poupando apenas seu irmão mais novo Sasuke Uchiha, com a explicação de que matou sua família para testar suas habilidades e que Sasuke não era digno de ser morto. Por volta da época da sua morte, Itachi perde seu papel como vilão; não é somente revelado que ele teve a ajuda de Tobi para mater seu clã, mas também que ele realizou o massacre sobre as ordens dos líderes de Konoha para prevenir um golpe de estado dos Uchiha. O dublador do personagem na versão original do anime é Hideo Ishikawa e nas versões brasileira e lusitana são Reinaldo Rodriguese Julien Bernardino.

Kisame Hoshigaki

Kisame Hoshigaki (干柿 鬼鮫, Hoshigaki Kisame?) é um antigo ninja da Vila Oculta da Névoa e parceiro de Itachi Uchiha. Ele têm uma aparência única, com a pele azul, um rosto com brânquias e dentes triangulares e afiados. Na época em que ainda era leal a Vila da Névoa, Kisame foi um dos sete Espadachins da Névoa, um grupo de ninjas violentos que usam espadas particularmente grandes para lutar. Sua espada, Samehada (鮫肌?), é uma arma viva coberta por escamas que podem absorver quantidades incalculáveis ​​de chakra de seus oponentes. Somente permitindo ser manejada por aqueles que considera dignos, Samehada pode fornecer ao seu usuário o chakra que detém, garantindo-lhe uma quantidade infinita de energia. Kisame tem uma quantidade enorme de chakra, comparáveis ​​a de um Bijuu, o suficiente para que um clone criado pela Akatsuki que detinha apenas 30% de seu poder tivesse uma quantidade de chakra comparável ao de Naruto enquanto ele usa o chakra da Raposa de Nove Caudas.59 Fundindo Samehada a ele, Kisame pode assumir uma forma mais parecida com um tubarão, o que aumenta suas habilidades. Durantes as batalhas, ele frequentemente molda a água em forma de tubarão para atacar seus adversários.60 Após descartar Samehada, que o troca por Killer Bee, Kisame é decapitado por Bee e pelo Raikage. Mais tarde é revelado que era apenas uma técnica de mudança de forma realizada por Zetsu; o Kisame verdadeiro se escondeu dentro da Samehada.61 Ele tenta fugir dos ninjas, mas é derrotado e capturado por Guy. Kisame comete suicídio através da invocação de tubarões que ele permiti que os coma, mas não antes de usar um deles para roubar de volta a informação que ele havia compilado e enviado para a Akatsuki.62 Na versão original do anime ele é dublado por Tomoyuki Dan e seu dublador na versão brasileira é Armando Tiraboschi.

Deidara

Deidara (デイダラ?) é um antigo ninja da Vila Oculta da Pedra. Ele era também um terrorista de aluguel antes de Itachi Uchiha o forçá-lo a se juntar a Akatsuki. Embora ele tenha aceitado fazer parte da organização, ele mantém um rancor contra Itachi Uchiha e todos ao longo da série, pois ele sente que seus olhos com Sharingan menosprezam suas habilidades. Ao entrar para a Akatsuki, ele se torna parceiro de Sasori, que é substituído por Tobi após sua morte. Embora ele agredisse Tobi quando ficava bravo com ele, Deidara torna-se mais como um professor para Tobi, e adota um cuidado genuíno para o seu bem-estar. Cada uma das mãos de Deidara tem bocas que, através da infusão de argila ou outros minerais de granulação fina combinados a seu chakra, criam "esculturas" que na verdade são bombas que explodem com intensidades variadas. Suas bombas podem tomar qualquer forma que ele escolher, e do momento de sua criação até sua detonação, ele pode torná-las objetos animados e controlá-las remotamente. Sasuke Uchiha, irmão mais novo de Itachi, é capaz de anular sistematicamente suas bombas em combate, e assim Deidara se transforma em uma bomba humana para tentar matar Sasuke e para provar a supremacia de sua arte, mas falha. Mais tarde ele é ressuscitado por Kabuto.Na versão original do anime ele é dublado por Katsuhiko Kawamoto.

Sasori

Sasori (サソリ?) é um antigo ninja da Vila Oculta da Areia que possui o apelido de "Sasori da Areia Vermelha" (赤砂のサソリ, Akasuna no Sasori?). Seus pais foram mortos por Sakumo Hatake, o pai de Kakashi, deixando ele sobre os cuidados de sua avó Chiyo. Ela o ensinou a arte de controlar marionetes através de fios infudidos com chakra e ele a aprofundou para atender suas necessidades. Sem amor de seus pais, Sasori deixou sua vila quando ficou mais velho e se juntou à Akatsuki, onde ele inicialmente era parceiro de Orochimaru. Após a saída de Orochimaru, Sasori adquire um novo parceiro, Deidara, que o admira profundamente por causa de suas habilidades artísticas. Com o passar dos anos, Sasori desenvolveu a habilidade de converter cadáveres humanos em marionetes, tendo acesso aos poderes que eles possuiam quando estavam vivos.Por fim, Sasori transformou seu próprio corpo em uma marionete, se tornando imortal e tendo poder suficiente para controlar centenas de marionetes simultaneamente. Enquanto lutava contra Sakura e Chiyo, as duas conseguem destruir seu coração, a única parte de seu corpo que ainda era humana, provocando sua morte. Antes de morrer, Sasori, como prêmio por tê-lo vencido, conta à Sakura sobre seu futuro encontro com um servo de Orochimaru que previamente trabalhou como seu espião. Sasori mais tarde é revivido como um humano completo por Kabuto para participar da Quarta Grande Guerra Ninja. Ele, ao lado de Deidara, enfrenta Sai e Kankuro mas é derrotado e libertado do jutsu de Kabuto.Na versão original do anime, Sasori é dublado por Akiko Yajima quando criança e por Takahiro Sakurai quando adulto. Seu boneco Hiruko é dublado por Yutaka Aoyama .

Zetsu

Zetsu (ゼツ?) é o único membro da Akatsuki que normalmente age sem um parceiro. Isto é em parte por conta de sua habilidade de se fundir com qualquer objeto e rapidamente viajar para um local diferente, algo que apenas poucos outros ninjas são capazes de fazer. Devido a isso ele tem várias funções dentro da organização, uma delas é agir como um espião que observa e relata as batalhas de interesse.79 Ele é canibal, e muitas vezes é enviado para eliminar os corpos que a Akatsuki não quer que sejam encontrados.80 Seu corpo é divido em duas cores, o seu lado direito é preto e o esquerdo é branco. Da mesma forma, os dois lados têm suas próprias personalidades e bases de conhecimento, muitas vezes levando a discussões entre os dois. Se necessário, as duas metades pode se separaram e agir de forma independente, com a parte branca sendo capaz de criar clones perfeitos de si mesmo ou de quem ela toca e usá-los para atacar os adversários.81 Usando o DNA do Primeiro Hokage e o chakra das Bijuu, Tobi criou vários clones da metade branca de Zetsu para usar como soldados na Quarta Guerra Ninja.82 Kishimoto originalmente planejou a Akatsuki como um grupo de indivíduos com características quase não-humanas, e por isso ele decidiu fazer Zetsu metade preto e metade branco para enfatizar suadupla personalidade.83 Na versão original do anime ele é dublado por Nobuo Tobita.63

Tobi[editar]

Tobi (トビ?), cujo verdadeiro nome é Obito Uchiha (うちはオビト, Uchiha Óbito?), é o líder da Akatsuki que inicialmente age como um membro qualquer do grupo. Ele aparece pela primeira vez como uma pessoa descontraída e brincalhona cujas ações muitas vezes resultam em ser atacado por seu parceiro, Deidara.84 Após Deidara se suicidar em uma tentativa de matar Sasuke Uchiha, Tobi começa a ter um interesse especial no desenvolvimento de Sasuke que tenta matar seu irmão, Uchiha Itachi.85 Ele então revela a verdade por trás da vida secreta de Itachi, para poder ter Sasuke ao seu lado na tentativa de destruir a Vila da Folha.56 Ele finge ser Madara Uchiha, o líder do clã Uchiha, e passa a demonstrar uma personalidade mais séria.86

Tobi usa o Sharingan de seu olho direito para realizar uma técnica de espaço-tempo que lhe permite ir para uma outra dimensão para tornar seu corpo intangível, bem como para seteletransportar por grandes distâncias.87 88 Ele foi o responsável pela libertação de Kurama, a raposa de nove caudas, de sua antiga hospedeira, Kushina Uzumaki, que atacou a Vila da Folha antes do início da série, resultando no sacrifício do Quarto Hokage, Minato Namikaze, que selou Kurama em seu filho Naruto.89

Após a morte de Pain, ele revela aos cinco Kage o plano Olho da Lua, em que ele planeja recriar o Dez Caudas usando as nove Bijuu, se tornando seu hospedeiro e utilizando seu poder para criar uma eterna ilusão chamada de Mugen Tsukuyomi (無限月読?), colocando todas as formas de vida sob o seu controle. Depois que os Kage se recusam a se render, Tobi declara a Quarta Grande Guerra Ninja.90 Kabuto Yakushi obriga-o a formar uma aliança relutante, ao mostrar que tem a posse do cadáver do verdadeiro Madara, o que o desmentiria.91 Tobi recupera o Rinnegan de Nagato e o usa para substituir o Sharingan de seu olho esquerdo. Ele revive os corpos dos Jinchuriki capturados para ter o poder das bijuu.92 93 Durante a guerra, Madara é revivido e então é revelado que Tobi é um impostor;94 enquanto luta contra Naruto, é revelado que ele é Uchiha Óbito, um colega de equipe de Kakashi Hatake que lhe deu o Sharingan antes de sua suposta morte durante a Terceira Guerra Ninja.

A ideia de Kishimoto para o nome de Uchiha Óbito (うちはオビト) era fazer o nome parecer com seu personagem, ele escolheu óbito (do latim obitu) que significa falecimento, morte, significa ao pé da letra "morte do corpo" coisas que podemos perceber na Quarta Grande Guerra Ninja. A palavra do latim Óbito faz jus ao personagem que teve sua vida marcada por mortes e a encarou frente a frente para salvar a vida de seu amigo e companheiro de time Hatake Kakashi, porem foi salvo por Madara e teve introduzidas em seu corpo as células artificiais de Senju Hashirama, as mesmas células incorporadas nos corpos artificiais Zetsus.

Tobi era o membro da Akatsuki preferido de Kishimoto na hora de se desenhar, devido a sua simples máscara.95 Na versão original do anime ele é dublado por Sousuke Komori, enquanto Obito, e por Wataru Takagi, quando está disfarçado de Tobi.13 96 .

Hidan

Hidan (飛段?) é o parceiro imortal, boca-suja e sadomasoquista de Kakuzu e um antigo ninja da Vila Oculta das Fontes Termais, localizada no país homônimo.97 Ele é um membro da religião Jashin (ジャシン? lit. "deus maligno"), que venera uma divindade de mesmo nome e onde causar menos do que a morte ou destruição total de seu oponente em batalha é considerado um pecado.98 Experimentos conduzidos por sua religião levaram à criação de suas habilidades únicas; consumindo o sangue de um oponente e, em seguida, desenhando um triangulo de Jashin no chão, Hidan pode criar um vínculo similar a de um vodu com essa pessoa. Uma vez que este vínculo é criado, qualquer dano no corpo de Hidan também acontece sobre o seu adversário, permitindo com que ele mate os outros dando ataques fatais em si mesmo. Por ser imortal, não seja prejudicada, pelo contrário, ao invés disso ele sente prazer na dor que ele causa a si mesmo.99 Depois que ele usa esta habilidade para matar Asuma SarutobiShikamaru Nara luta com ele para vingar seu mestre. A batalha culmina na explosão de Hidan, e Shikamaru enterra seus restos mortais ainda falando em um lugar onde a Akatsuki nunca será capaz de chegar.100 Devido a isso, Hidan passa a não ser mais considerado um membro pelo resto da Akatsuki.101Na versão original do anime ele é dublado por Masaki Terasoma.63 Em sua breve aparição no episódio 135 da versão brasileira de Naruto, ele é dublado por Afonso Amajones.102

Kakuzu

Kakuzu (角都?) é o parceiro de Hidan e um antigo ninja da Vila Oculta da Cachoeira. Kakuzu é motivado por sua ganância e se juntou à Akatsuki para procurar recompensas valiosas. Seu temperamento extremo o faz odiar ter um parceiro e por isso Kakuzu matou todos aqueles que foram colocados nesse cargo. Como resultado ele foi colocado ao lado de Hidan, que é imortal.103Kakuzu utiliza um jutsu chamado Jiongu (地怨虞?) que transforma seu corpo em um tipo de boneco de pano sustentado por centenas de fios pretos. Dessa forma ele consegue reatar qualquer parte de seu corpo, bem como esticá-las. Os fios também são capazes de perfurar carne e por isso Kakuzu os utiliza para remover os corações de seus adversários e integrá-los ao seu corpo, enganando a morte e aumentando seu tempo de vida indefinidamente.104 Além do seu, Kakuzu consegue armazenar quatro corações que são guardados dentro de máscaras animais em suas costas. Essas máscaras podem se desprender durante uma luta para atacar o oponente com golpes elementais e retornam rapidamente para o corpo de Kakuzu caso ele precise de um dos corações. Em combate, as máscaras ganham um corpo feito dos fios pretos.105 Durante uma luta contra um grupo de ninjas da Vila da Folha, os corações de Kakuzu são destruídos um por um. Depois que Naruto deixa Kakuzu com somente seu coração original, ele é morto por Kakashi.106 Durante a Quarta Grande Guerra Ninja, Kakuzu é rescucitado por Kabuto e enfrenta novamente vários ninjas da Vila da Folha até ser selado.107 Na versão original do anime ele é dublado por Takaya Hashi.63

Pain

 
Os Seis Caminhos da Dor, da esquerda para direita: AnimalNarakaAsuraDevaHumano,Preta.

Pain (ペイン, Pein?) é um homem que age como um falso líder da Akatsuki para que Tobi comande, é o parceiro de Konan e o membro principal na cerimônia de selamento de Bijuus graças a sua habilidade de manipular almas. O primeiro Pain a aparecer na série é, na verdade, Deva Pain, um dos seis diferentes corpos conhecidos coletivamente como Os Seis Caminhos da Dor (ペイン六道, Pein Rokudō?). Controlados por uma única pessoa, cada um dos seis corpos foram individualmente nomeados a partir dos seis caminhos budistas da reencarnação.108 109 Todos, exceto um dos corpos tem o cabelo laranja e um número de piercings que, do ponto de vista do design, segundo Kishimoto, dão a Pain uma aparência "mais perigosa" e relacionam a dor de colocá-los com o nome do personagem.83 nota 1 Cada um deles também possuem o Rinnegan (輪廻眼? lit. "Olho de Saṃsāra"), uma técnica ocular única possuída pelo Sábio dos Seis Caminhos. Os seis Caminhos usam o Rinnegan para compartilharem informações visuais e planejarem seus ataques.108

É revelado que os Caminhos da Dor são corpos de pessoas mortas controladas por Nagato (長門?) que, assim como Konan, era um órfão da Vila da Chuva treinado por Jiraiya, e companheiro de Yahiko (弥彦?), antes dele se torna o Deva Pain. Nagato desejava trazer a paz para o mundo e criou a Akatsuki para lutar contra o opressivo líder de sua vila, Hanzo.110 Após anos da morte de Yahiko causado por Hanzo, Nagato chegou à conclusão de que a paz só poderia ser alcançada se ensinasse ao mundo a dor causada pela guerra. Para isso, ele adotou o nome "Pain" e matou Hanzo, tornando-se um "deus" aos olhos dos cidadãos da Vila da Chuva.111

Todos os seis corpos de Pain são eventualmente derrotados por Naruto, que é capaz de renovar a fé de Nagato em seu antigo mestre e na possibilidade de paz, levando Nagato a sacrificar sua vida para reviver as pessoas que ele matou na Vila da Folha.112 Nagato é posteriormente ressuscitado por Kabuto e enviado juntamente com Itachi para a lutar com Naruto e Killer Bee, mas após Itachi escapar do controle de Kabuto ele é selado por Itachi. Na versão original do anime todos os Pain com exceção de seu corpo feminino são dublados por Ken'yū Horiuchi, enquanto o dublador de Nagato é Junpei Morita.63 Em sua breve aparição no episódio 135 da versão brasileira de Naruto, ele é dublado por Wendel Bezerra.113

Konan

Konan (小南?) é a única kunoichi da Akatsuki. Como tal, Kishimoto originalmente queria que ela tivesse uma aparência obscena mostrando mais de seu busto.83 Sendo uma companheira de Nagato, ela também foi uma aluna de Jiraiya depois de ter virado órfã quando criança por conta de uma de muitas guerras de sua vila e foi forçada a cuidar de si mesma. Por ela ajudar Pain, ela é conhecida na vila como o "anjo de Deus". Enquanto foi treinada por Jiraiya, aprendeu a tirar vantagem de seu talento natural com origami, usando-a como um componente chave no seu estilo de batalha.110 Konan pode dividir seu corpo em incontáveis folhas de papel que ela controla e remodela remotamente para explorar a área ou em forma de armas para atacar ou ainda criando asas que espelham seu título. No entanto, as habilidades de Konan ficam limitadas quando o papel está molhado; pois o papel vai se retorcer e perder sua rigidez, porém ela é capaz de usar essa fraqueza a seu favor colocando tarjas explosivas em seu clones de papel. Após a morte de Nagato, ela revoga sua posição na Akatsuki e deixa a organização.114 112 Mais tarde, ela é confrontada por Tobi que quer saber a localização dos olhos com Rinnegan de Nagato. Ela luta com ele, mas é morta depois de ser forçada a revelar o lugar de descanso de seu companheiro.115A dubladora da personagem na versão original do anime é Atsuko Tanaka.63

Taka[editar]

Taka (鷹?) é um grupo formado por Sasuke Uchiha que consiste em antigos subordinados de Orochimaru. Quando foi formada originalmente, a equipe era chamada de "Hebi" (蛇?), e tinha a missão de encontrar e matar o irmão de Sasuke, Itachi Uchiha, para vingar o massacre do clã Uchiha.116 O primeiro membro recrutado é Suigetsu Hozuki (鬼灯 水月, Hōzuki Suigetsu?), um ex-cobaia de Orochimaru capaz de transformar seu corpo em forma líquida, que deseja restaurar o grupo dos Sete Espadachins da Névoa recuperando suas espadas.116 117 O segundo membro é Uzumaki Karin (香燐?), um antiga assistente de Orochimaru, cuja especialidade é rastrear pessoas identificando seus chakra a grandes distâncias,118 e que tenta flertar com Sasuke quando está sozinha com ele.119 O terceiro e último membro é o prisioneiro Jugo (重吾, Jūgo?), um homem que é a fonte do selo amaldiçoado de Orochimaru, criado graças a essas enzimas em seu corpo, que era mentalmente instável, e que vê em Sasuke o legado vivo de seu antigo amigo Kimimaro.120 116

Após Itachi morrer e Sasuke descobrir que seu clã foi exterminado sob ordens da Vila da Folha, Sasuke muda o nome do grupo para "Taka" e muda a missão deles, que agora é a destruição da vila que causou a morte de sua família. Antes disso, Sasuke concorda em trabalhar com a Akatsuki e ajudá-los a capturar Kiler Bee, missão essa em que eles falham.121 Após a tentativa mal sucedida de se infiltrar na Reunião dos Kage no País do Ferro, Taka se divide e Jugo e Suigetsu são capturados pelos samurais, e Karin é abandonada por Sasuke durante a luta seguinte contraDanzo Shimura.122 117

Kirigakure[editar]

Zabuza Momochi[editar]

Zabuza Momochi (桃地 再不斬, Momochi Zabuza?) é um antigo ninja de Kiri e ex-membro dos Sete Espadachins da Névoa, um grupo de ninjas que utilizam espadas particularmente grandes em batalhas. Zabuza possui uma larga espada chamada Kubikiribōchō (首斬り包丁?), que mais tarde é tomada por Suigetsu após sua morte. Depois de falhar em matar o Quarto Grande Mizukage durante um golpe de estado, Zabuza e seus seguidores deixaram a vila e começaram uma vida como mercenários assassinos.123 Assim como a maioria dos ninjas da Vila da Névoa, Zabuza é habilidoso com jutsus de suiton. Sua área de especialização, no entanto, é em assassinatos; cobrindo uma área com uma densa névoa, Zabuza consegue cegar o oponente, localizá-lo através de ruídos e matá-lo sem que este sequer sinta sua presença.124 Seu talento o levou a ser contratado por um criminoso chamado Gato para matar um homem chamado Tazuna, um trabalho que Zabuza não foi capaz de cumprir graças à interferência do guarda-costas de Tazuna, Kakashi. Como ele leva muito tempo para completar a tarefa, o seu contrato foi revogado e os servos de Gato tentam matar Zabuza. Contudo, Zabuza os mata primeiros mas termina gravemente ferido e morre logo em seguida. Normalmente Zabuza agia junto com seu parceiro de lutaHaku. Zabuza, assim como os Sete Espadachins da Névoa, é revivido por Kabuto para lutar na Quarta Grande Guerra Ninja, mas de novo, é parado por Kakashi. 125 Seu Kubikiribōchō foi usado como lápide até ser tomado por Suigetsu. Ele é um dos ninjas ressuscitados por Kabuto para lutar ao seu lado, mas é derrotado e selado em uma revanche contra Kakashi.126 127 Na versão original do anime, Zabuza é dublado por Unshō Ishizuka e na versão brasileira seu dublador é Wellington Lima.128 129

Haku[editar]

Haku (白?) é o braço direito de Zabuza e seu mais fiel seguidor. Ele tem uma aparência fortemente andrógena, que é tanta que quando Naruto Uzumaki o encontra pela primeira vez acaba confundido-o com uma mulher.130 Antes de começar a trabalhar para Zabuza, ele vivia como um órfão. Seu pai matou sua mãe, quando se descobriu que ela possuía uma habilidade genética e então Haku o matou. Após perambular por diversos lugares por um tempo, ele foi encontrado por Zabuza, que reconheceu seu talento e concordou em levá-lo para usá-lo como uma ferramenta. Devido a isso, Haku se torna inquestionavelmente protetor e leal a Zabuza, e só por ser útil a alguém é que ele encontra um propósito na vida.131 Ele inclusive dá sua vida a fim de ser útil para Zabuza, tornando-se um escudo humano para proteger seu mestre do Raikiri de Kakashi.132 A herança genética de Haku, Hyōton (氷遁?), lhe permite misturar o Fuuton e o Suiton para criar oHyouton. Ele geralmente usa esta habilidade para cercar um inimigo com espelhos de gelo que ele pode livremente se fundir e instantaneamente se mover por eles. Ele, então, bombardeia-os com agulhas, e com a sua excelente exatidão ele pode acertar pontos de pressão para colocar os adversários em um estado de quase morte. Isto reflete sua natureza pacifista; apesar de ser um ninja e ferramenta de Zabuza, Haku não gosta de lutar e faz tudo o que pode para subjugar os adversários sem realmente matá-los. Haku é morto por que se joga entre Zabuza e Kakashi, quando este último já tinha atacado com o Raikiri. Haku é revivido por Kabuto para lutar na Quarta Grande Guerra Ninja, mas é parado por Kakashi.

Madara Uchiha

Madara Uchiha (うちは マダラ, Uchiha Madara?) é um dos fundadores da Vila da Folha e o líder do clã Uchiha.133 Após perder sua visão devido ao uso excessivo de seu Mangekyo Sharingan, seu irmão mais novo da seus olhos para Madara obter o Eien Mangekyo Sharingan para continuar lutando contra os clãs rivais.134 No entanto, a fundação da aldeia pelos Uchihas e Senjus para acabar com a guerra faz Madara deixar a aldeia e tentar matar o líder dos Senjus, o primeiro Hokage Hashirama Senju, controlando a poderosa raposa de nove caudas, Kurama.135 Foi alegado que Madara teria morrido pouco depois de sua derrota, porém mais tarde é revelado que ele sobreviveu, tendo tomoado uma amostra de sangue de Hashirama e usado em si mesmo para aumentar seu poder para iniciar seu plano "Olho da Lua".136 Durante a maior parte da série Naruto, Obito usa o nome de Madara até Kabuto Yakushi encontrar o verdadeiro Madara e reanimá-lo para lutar contra a Aliança Shinobi.137


Outros personagens

Time 8


Time 8 é um grupo de ninjas da Vila Oculta da Folha que é liderado por Kurenai Yuuhi. Os membros do Time 8 primariamente concentram-se em rastreamento, com cada um dos membros tendo habilidades únicas. Durante a Parte II, o Time 8, exceto Kurenai, devido à sua gravidez, junta-se a Naruto Uzumaki e ao Time 7 em sua busca por Sasuke Uchiha.138

Kiba Inuzuka

Kiba Inuzuka (犬塚 キバ, Inuzuka Kiba?) é um membro do time 8 caracterizado por uma série de características caninas tais como ser muito protetor de seus companheiros e ter sentidos extremamente aguçados, como o olfato. O que mais evidencia sua ligação com os cães é a constante presença de seu cachorro ninja (忍犬, ninken?), Akamaru. Kiba é extremamente fiel a seu cão, sendo relutante em abandoná-lo e até colocando a si mesmo em perigo para protegê-lo.139 Em troca da devoção de Kiba, Akamaru luta junto dele; ele usa seus sentidos aguçados para dar vantagem a Kiba e ajuda-o no trabalho em equipe com diversos ataques físicos. Devido a Akamaru ser naturalmente melhor equipado para o combate, Kiba normalmente modifica suas próprias habilidades no início de uma batalha, fazendo suas garras crescerem e passando a andar sob seus quatro membros para aumentar a sua velocidade.140 Ele também pode aumentar drasticamente o seu olfato, e na segunda metade da série, ele pode usá-lo para detectar coisas que os cães não conseguem.141 O dublador do personagem na versão original do anime éKōsuke Toriumi e na brasileira é Fábio Lucindo.63 142

Akamaru

Akamaru (赤丸?) é o cachorro ninja, melhor amigo e o companheiro constante de Kiba Inuzuka. No início da série Kiba carregava-o na cabeça ou dentro de sua jaqueta. Na Parte II da história deNaruto, ele cresce o suficiente para carregar Kiba em suas costas, mas por estar sempre com Akamaru, ele não consegue perceber essa mudança drástica.143 Com seu senso de olfato, audição e a capacidade de detectar os níveis de chakras dos outros, Akamaru se torna muito útil para Kiba em situações adversas. Para ajudar Kiba a localizar seus adversário, Akamaru pode urinar sobre eles, dando-lhes um forte odor que pode ser facilmente sentido. Na batalha, no entanto, ele depende de Kiba para fornecer o chakra para ataques em dupla, o que requer que Akamaru se transformar em um clone de Kiba.144 Na versão original do anime, ele é dublado por Junko Takeuchi, em sua forma original, e Kōsuke Toriumi, quando se transforma em um clone de Kiba.63

Shino Aburame

Shino Aburame (油女 シノ, Aburame Shino?) é um dos membros do Time 8 e é fascinado por insetos; ele gasta seu tempo livre capturando e estudando insetos e às vezes os usa em analogias durante conversas.145 Há uma profunda ligação com insetos em sua família, já que cada pessoa que nasce no clã Aburame tem implantada uma raça especial de insetos conhecidos como "insetos destruidores" (寄壊蟲, kikaichū?) dentro de seu corpo. Em troca de usar Shino como uma colmeia e de se alimentarem de seu chakra, os insetos obedecem seus comandos. Durante as batalhas, Shino pode usar seus insetos para atacar seu o adversário, que entram dentro deles sem seu conhecimento e absorvem seu chakra. As tendências impiedosas de Shino, no que diz respeito aos oponentes, assim como a sua fixação por insetos, têm feito com que outros personagens o chamem de "assustador". Ele é filho de Shinkuro Aburame e seu irmão de criação é Torune Aburame. 146 No entanto, Shino se preocupa profundamente com seus companheiros de equipe, sendo consciente de que tem que trabalhar em equipe e sempre lamentando quando ele é incapaz de ajudá-los. Shino descobre que Torune virou um Edo Tensei revivido no lugar de Fuu Yamanaka, companheiro de Torune da Raiz derrotado por Tobi e Shino o enfrenta e derrota, mas apenas no Filler.147 O dublador do personagem na versão original do anime é Shinji Kawada e na brasileira é Márcio Araújo.63 148

Hinata Hyuga

Hinata Hyuga (日向ヒナタ, Hyūga Hinata?) é um membro do Time 8, que sofre com uma falta de auto-confiança ao longo da série. Ela é sempre relutante em falar o que pensa ou fazer algo que possa contrariar outro personagem, causando dificuldades a si mesmo sempre que está em uma missão. Isso resulta em sua expulsão efetiva do clã Hyuga mesmo sendo a filha mais velha do líder do clã e, portanto, sua herdeira. A incapacidade de Hinata em se defender faz com que seu pai a deserde quando jovem, deixando-a sob os cuidados de sua professora, Kurenai Yuhi.Logo após a sua introdução, Hinata começa a treinar para se tornar mais forte, para superar suas próprias fraquezas e para provar o seu valor a seu pai. Seus esforços começam a ser bem sucedidos no final da Parte I, despertando um interesse maior seu pai em seu treinamento.147

Embora seu treinamento tenha sido em grande parte, para provar a si mesma que é capaz, ela também treina para tentar ganhar a atenção de Naruto Uzumaki. Inspirado pela confiança e determinação de Naruto, ela se apaixona por ele ao ponto dela imediatamente enrubescer ou desmaiar ao vê-lo. No entanto, com o progredir da série, ela passa a agir a seu próprio modo e passa a ajudá-lo.149 Apesar de Hinata hesitar em admitir abertamente seus sentimentos por ele, a maioria dos personagens têm conhecimento de seus sentimentos.151 No anime, as tentativas de Hinata em impressionar Naruto resultam na criação de uma nova habilidade capaz de instantaneamente bloquear ou atacar qualquer coisa em seu campo de visão ampliado.152 Durante a Parte II, Hinata admite seu amor por Naruto enquanto tenta protegê-lo de Pain. Na batalha contra o Jubi, Naruto fica perplexo, não apenas pela morte de Neji, mas dos outros que foram mortos pelo Jubi. Hinata toca no rosto de Naruto e fala para não perder o foco da batalha. Ela fala se realmente se render, o sacrifício de Neji terá sido em vão e também para não perder a esperança. Naruto se recompõe, pega a mão de Hinata que estava em seu rosto e direciona sua atenção ao Jubi e aos dois Madara e Óbito.153 A dubladora da personagem na versão original do anime éNana Mizuki e nas versões brasileira e lusitana são Flávia Narciso e Bárbara Lourenço.154 155 23

Kurenai Yuhi

Kurenai Yuhi (夕日 紅, Yūhi Kurenai?) é a líder to Time 8. Entre todos seus alunos, o mais a ela próxima é Hinata, para qual ela age como um pai substituto na ausência do seu e ajuda-a superar suas fraquezas.150 Sempre que Kurenai aparece na série, ela geralmente está acompanhada Asuma Sarutobi. Devido a isso, muitos outros personagens assumem que eles sejam um casal, o que ambos negam.156 Durante a parte II da série, é revelado que Kurenai está grávida de Asuma, revelando a relação entre eles.157 Em batalha, ela é especializada em usar ilusões, mostrando-se particularmente hábil com as ilusões que envolvem plantas.158 A dubladora da personagem na versão original do anime é Rumi Ochiai e na brasileira é Samira Fernandes.159 160

Time 10

Time 10 é um grupo de ninjas da Vila Oculta da Folha que é liderado por Asuma Sarutobi. Os pais dos três membros da equipe Choji AkimichiShikamaru Nara e Ino Yamanaka também foram da equipe, e ambas as gerações se referem a sua equipe usando o apelido de "Ino-Shika-Cho".161 Durante Parte II, Asuma é morto em um encontro com os membros da Akatsuki e Kakashi Hatake brevemente assume a liderança da equipe para caçar os responsáveis ​​pela morte de Asuma.162

Choji Akimichi

Choji Akimichi (秋道 チョウジ, Akimichi Chōji?) é um membro do Time 10, que é caracterizado por seu profundo amor pela comida, ao ponto que, sempre quando aparece durante a série tem um lanche com ele. Apesar de seu hábito de sempre comer lhe dar uma aparência relativamente grande, Choji insiste que não é gordo, e explica dizendo que tem "ossos grandes". Quando alguém se refere a ele como gordo, Choji instantaneamente se torna hostil e aumenta a sua vontade de batalha.163 Shikamaru Nara nunca achou problema o peso de Choji, e ao invés disso ele escolheu olhar a força interior de Choji. Devido a isso, Choji o respeita como seu melhor amigo, afirmando que ele estaria disposto a dar sua vida para defender Shikamaru.164 Em batalha, ele pode aumentar o tamanho de seu corpo para melhorar a quantidade de dano que seus ataques causam em seus oponentes.165 O dublador do personagem na versão original do anime é Kentaro Ito63e na brasileira Kleber Brianez.166

Shikamaru Nara

Shikamaru Nara (奈良 シカマル, Nara Shikamaru?) é um dos membros do Time 10. Kishimoto observou que ele "gosta" de Shikamaru, devido à sua natureza calma apesar de ser um gênio, o que contrasta com a personalidade inteligente, mas abrasiva de Sasuke Uchiha. A inteligência de Shikamaru é tanta que Asuma Sarutobi, o líder da equipe, nunca conseguiu o derrotar em jogos como shogi e go, e ele pode elaborar estratégias complexas, mesmo durante uma batalha. No entanto, sua preguiça frequentemente o impede de utilizar toda sua inteligência.Shikamaru é um amigo de longa data de Choji Akimichi, seu companheiro de time, pois ele escolheu olhar para Choji como uma pessoa, ao invés de considerar apenas seu tamanho. Em batalha, ele pode manipular sua sombra, e, estendendo-a até a sombra de outra pessoa, ele pode forçar o alvo a imitar seus movimentos. O dublador do personagem na versão original do anime é Showtaro Morikubo, porém no episódio 141, Nobutoshi Canna atuou como um substituo para Morikubo. Na versão brasileira é dublado por Vagner Fagundes.

Ino Yamanaka

Ino Yamanaka (山中 いの, Yamanaka Ino?) é a única garota do Time 10. Ela é uma amiga de infância de Sakura Haruno, que ajudo-a a desenvolver sua própria identidade. Quando ela descobriu que ambas gostavam de Sasuke Uchiha, Sakura terminou sua amizade para que elas pudessem competir adequadamente pelo seu afeto. As duas eventualmente fazem as pazes e reatam sua amizade, mas ainda mantém uma atitude competitiva em relação a outra.No anime, quando Sakura se torna excelente em técnicas de cura, Ino se torna sua aprendiz, na esperança de ser mais útil para seus amigos e companheiros de equipe como um ninja médica.Em termos de habilidades de combate, Ino é especializada em técnicas de troca de mentes. Para usar estas técnicas, Ino transfere sua consciência para a mente de seu alvo, ganhando controle sobre seu corpo, que ela pode usar para atacar os outros.A dubladora da personagens na versão original do anime é Ryōka Yuzuki e nas versões brasileira e lusitana são Fernanda Bullara e Ana Vieira.

Asuma Sarutobi

Asuma Sarutobi (猿飛 アスマ, Sarutobi Asuma?) é o líder do Time 10 e o filho de Hiruzen Sarutobi, o terceiro Hokage. Ele teve uma breve discussão com seu pai e abandonou a vila quando era mais jovem. Os dois não haviam se reconciliado completamente quando Hiruzen morreu. Asuma geralmente é visto fumando um cigarro, hábito que ele diminui temporariamente quando algo o está incomodando, como quando seu pai morreu. Dentre todos os seus alunos, tem uma relação particularmente estreita com Shikamaru Nara, e os dois muitas vezes jogam shogi ou go juntos. Asuma frequentemente aparece ao lado de Kurenai Yuhi, levando muitos personagens a suporem que os dois são um casal. Ambos negam isso e prontamente tentam mudar de assunto sempre que isso é mencionado. Durante a parte II da série, no entanto, é revelado que Kurenai está grávida de Asuma, tornando relação entre eles explícita. Em batalha, Asuma empunha facas de trincheira que podem ser infundidas com chakra. Quando combinada com seu chakra do tipo vento, Asuma pode estender comprimento das lâminas e facilmente perfurar uma rocha. Após ser morto por Hidan, um membro da organização criminosa Akatsuki, suas facas ficam em posse de Shikamaru, e ele os usa para derrotar Hidan e vingar Asuma. O dublador do personagem na versão original do anime é Jūrōta Kosugi e na brasileira é Nestor Chiesse.

Time Guy

Time Guy é um grupo de ninjas da Vila Oculta da Folha que é liderado por Might Gai. Os membros do Time Gai concentram-se principalmente em ataques físicos e armas. Eles são um ano mais velho do que os membros das outras equipes de Konohagakure, pois Gai queria esperar um ano para que eles pudessem fazer o teste para avançar na classificação ninja e se tornar Chunin. Na Parte II, Team Gai junta-se ao Team 7 na tentativa de Gaara a partir da organização criminosa, Akatsuki.

Neji Hyuga

Neji Hyuga (日向 ネジ, Hyūga Neji?) é um membro do Time Guy e uma criança prodígio do clã Hyuga, e também o primo de Hinata. Apesar de seu talento natural, ele é impedido de aprender as técnicas mais secretas do clã por ser uma das casas mais baixas do clã.No início da série, Neji deixa explicito seu ódio pela casa principal, por isso, atacar seus membros verbal ou fisicamente, sempre que tem oportunidade. Neste ponto da série, ele acredita em uma filosofia fatalista, na qual o destino de uma pessoa é inevitável e onde uma pessoa fraca será sempre fraca. No entanto, após ser derrotado por Naruto, um personagem que provou que seu "destino" estava errado ao se tornar mais forte, ele muda de pensamento. Ele abandona a ideia de um destino predeterminado e resolve ficar forte o suficiente para nunca mais perder uma batalha. Ele também tenta se reconciliar com os membros da casa principal, resultando em seu treinamento com o líder da casa principal, no final da Parte I.

Neji carrega o título de prodígio do clã Hyuga por toda a série; quando aparece pela primeira vez, ele é altamente proficiente com o estilo de combate Punho Gentil, com o qual ele pode atacar diretamente os sistemas internos de um oponente. Apesar de nunca o tê-lo treinado realmente, ele foi capaz de reproduzi-lo, assim como seus ataques mais poderosos, através de simples observação. Conforme a série progride, Neji refina essas habilidades tornando-as mais poderosas, seja aumentando a sua potência ou corrigindo uma falha inerente. Um exemplo é o seu Byakugan, uma técnica ocular que, por padrão dá ao proprietário um campo de visão perto de 360 ​​graus dentro de um raio de 50 metros. Neji constantemente treina para superar um pequeno ponto cego e para aumentar o alcance do Byakugan. Ele é morto durante a Quarta Guerra Ninja por um golpe do Jubi ao se sacrificar para proteger Naruto e Hinata, mas ainda admite a Naruto que continua sendo o grande gênio de Konoha e também compreende de seu verdadeiro propósito antes de se juntar a seu pai no além. Na versão original do anime ele é dublado normalmente por Kōichi Tōchika e por Keiko Nemoto quando Neji aparece como criança. Na versão brasileira, é dublado por Michel Di Fio.

ROCK LEE

Rock Lee (ロック・リー, Rokku Rī?) é um membro do Time Guy e o estudante favorito do líder da equipe, Might Guy. Na academia ninja, ele era incapaz de usar ninjutsu e genjutsu, mas sua persistência impressionou Guy. Seu professor passa boa parte do seu tempo livre treinando Lee para ajudá-lo a realizar seu sonho de se tornar um ninja respeitado usando apenas taijutsu. Lee adotou vários dos hábitos de Guy, tal como o seus trajes e sua perseverança. Guy o ensinou diversas técnicas poderosas e até mesmo proibidas. Como algumas dessas técnicas, tais como a capacidade de abrir os oito portões de chakra, podem representar um risco grave para seu corpo, ele só tem permissão para usá-las para proteger algo ou alguém querido para ele. Na versão japonesa do anime e do mangá ele sempre usa títulos honoríficos, como "san" e "kun". Na versão original do anime é dublado por Yōichi Masukawa e na brasileira por Thiago Keplmair.

Tenten

Tenten (テンテン?) é a única garota do Time Guy e anseia em provar que uma ninja pode ser tão habilidoso como um ninja. De todos os protagonistas de Naruto, Tenten é a que menos aparece na série, de tal forma que sua única luta na Parte I do mangá é quase totalmente ignorada; o início da batalha e sua eventual derrota são as únicas partes mostradas. Apesar de suas poucas aparições, o criador da série, Masashi Kishimoto, trabalhou seu design mais do que em qualquer um dos outros personagens femininos que ele criou. A dubladora da personagem na versão original do anime é Yukari Tamura e na brasileira é Jussara Marques.

Might Guy

Might Guy (マイト・ガイ, Maito Gai?) é o líder do Time Guy, e dedica a maior parte de seu tempo a apenas um de seus estudantes, Rock Lee. Por conta de sua dedicação a ele, Lee inspirou-se na imagem de seu mestre, imitando o macacão verde de Guy e seu corte de cabelo tigela. Lee também adotou muitos dos maneirismos de Guy, incluindo sua filosofia "Minhas Regras", que envolve a definição de rígidas punições auto-impostas, pois na concepção dele, isso vai torná-lo mais forte.193 O criador da série, Masashi Kishimoto, compara a personalidade apaixonada de Guy ao de um professor de educação física que teve na escola, mas afirma que o professor não serviu de modelo para o personagem.194

Em batalha, ele se especializou em ataques físicos, que ele constantemente tenta ensinar a Lee. Enquanto seu aluno é forçado a se concentrar em ataques físicos, devido à sua incapacidade em usar outros tipos de técnicas, ele escolheu deliberadamente não usar outras técnicas que não fossem ataques físicos.195 Quando não está ensinando Lee uma nova habilidade, Guy, geralmente, se encontra competindo com seu auto-proclamado rival, Kakashi Hatake. Ao longo da série, Kakashi nunca demonstrou interesse algum nessa rivalidade, o que só mais motivava Guy em derrotar Kakashi e sua "frieza".196 O dublador do personagem na versão original do anime é Masashi Ebara e na brasileira é Afonso Amajones.195 102

Hokage[editar]

O Hokage (火影? lit. "Sombra do Fogo") é o líder da Vila da Folha. Ao longo da série, houve cinco Hokage, que são honrados pela vila com esculturas que têm de seus rostos esculpidos em formações rochosas na Vila da Folha.

Hashirama Senju[editar]

Foi o fundador e Primeiro Grande Hokage de Konoha. Tido por muitos como o ninja mais poderoso de todos os tempos, Hashirama era avô de Tsunade e usava o Estilo Madeira. Com a capacidade de manipular Bijuus como se fossem bichinhos de estimação foi Hashirama que distribuiu as Bijuus entre as Aldeias. Depois de sua morte, Orochimaru tomou posse de algumas de suas células e passou a fazer experimentos em crianças. Yamato foi a única criança que sobreviveu ao poder de suas células. Madara Uchiha também tentou experimentos e criou o Zetsu, um de seus aliados na Akatsuke. Hashirama foi revivido por Orochimaru para a luta contra Sarutobi, mas foi derrotado.

Tobirama Senju[editar]

Tobirama foi o Segundo Grande Hokage. Ao longo do anime, não se sabe muito sobre ele. Somente se sabe que ele foi quem deu o poderio militar de Konoha aos Uchiha. Também se sabe que ele era irmão de Hashirama, o Primeiro Grande Hokage, e portanto tio-avô de Tsunade. Assim como Hashirama, Tobirama foi revivido por Orochimaru para a luta contra Sarutobi, mas também foi derrotado.

Hiruzen Sarutobi[editar]

Hiruzen Sarutobi (猿飛 ヒルゼン, Sarutobi Hiruzen?), o Terceiro Hokage (三代目火影, Sandaime Hokage?), foi o Hokage que comandou a vila por mais tempo, tendo assumido o cargo por duas vezes distintas. Hiruzen era pai de Assuma e deixou a posição de Hokage para Minato Namikaze, mas depois da morte deste, ele voltou ao cargo. Antes de ser Hokage, ele era o líder do Time Sarutobi, e tinha como alunos JiraiyaOrochimaru e Tsunade. Como Orochimaru planejava destruir Konoha, ele se sacrificou para pará-lo. Como já estava velho e sabia que não podia vencê-lo, ele selou sua alma junto com os braços de Orochimaru. Depois de sua morte, sua aluna Tsunade foi a escolhida para ser Hokage.197 Na dublagem brasileira ele é dublado por Hélio Vaccari.

Minato Namikaze[editar]

Minato Namikaze (波風 ミナト, Namikaze Minato?), o Quarto Hokage (四代目火影, Yondaime Hokage?), é o pai de Naruto Uzumaki e marido de Kushina Uzumaki. Embora Naruto e Minato tenha diversas características semelhantes, seu relacionamento familiar não é revelado até a Parte II da série. Conhecido como "Relâmpago Dourado de Konoha", Minato era o ninja mais rápido da história. Aluno de Jiraiya, Minato tornou-se muito cedo um Jounin. Como Jounin tornou-se líder do Time Minato, que contava também com Kakashi HatakeObito Uchiha e Rin. Depois disso tornou-se o Hokage mais jovem da história. Como Quarto Grande Hokage, Minato deu sua vida para selar a Kyuubi em seu filho Naruto Uzumaki.198

Tsunade Senju

Tsunade (綱手?) é a Quinta Grande Hokage, uma ex-aluna de Hiruzen Sarutobi, o Terceiro Grande Hokage e ex-companheira de equipe de Jiraiya e Orochimaru. Tsunade é neta de Hashirama Senju, o Primeiro Grande Hokage, e ganhou o título de Hokage, depois da morte de seu Sensei. Sua única aluna no início da série era Shizune, mas depois ela começa a treinar Sakura Haruno. Dona de uma grande força, Tsunade é considerada a melhor ninja médica da história. 199 Na versão brasileira ela é dublada por Cecília Lemes.

Danzo Shimura

Danzo Shimura (志村 ダンゾウ, Shimura Danzō?) é um dois mais antigos moradores de Konoha, um homem que é favorável a guerra que acredita que todos os antigos Hokage colocaram a paz acima dos outros interesses da vila. Durante o estado de inconsciência da Quinta Grande Hokage, Danzo, que já tinha lutado contra Hiruzen Sarutobi pelo título de Terceiro Grande Hokage, se autodeclara o Sexto Grande Hokage, e representa Konoha na Reunião dos Cinco Kages. Danzo tinha em seu braço direito 10 Sharingans, que havia conseguido pouco depois do massacre do clã Uchiha. Danzo se autodestrói na tentativa de matar Tobi e Sasuke Uchiha.

Irmãos da areia

Os irmãos da areia são ninjas da Vila Oculta da Areia e os filhos do Quarto Kazekage, o líder do aldeia. Eles vêm para a Vila Oculta do Folha afim de participar dos exames ninja bianuais, e servem como antagonistas na subsequente invasão da Vila da Folha. Devido às suas interações com Naruto Uzumaki, eles mais tarde voltam como aliados da vila, ajudando-os a tentar recuperar Sasuke Uchiha de Orochimaru. Kishimoto mudou seus figurinos para o seu retorno, devido à dificuldade em desenhar o seu traje original e também para demonstrar sua nova amizade com a Vila da Folha.

Gaara do Deserto (Sabaku no Gaara)

Gaara (我愛羅?) é o mais novo dos três irmãos. Ele foi criado por Kishimoto para se contrapor a Naruto Uzumaki, com uma história semelhante, mas uma personalidade altamente divergente. Gaara teve uma infância difícil porque ele era o jinchuuriki do Ichibi, o Uma Cauda. Sendo ignorado por todos em sua aldeia, Gaara se tornou frio e sombrio. Durante toda a sua infância Gaara era odiado até por seu pai, que mandava matá-lo sempre que podia. Mas, contagiado pelo bom espírito de Naruto Gaara se torna bondoso. Na Segunda Parte do Anime, Gaara se torna Kazekage, o Líder da Aldeia da Areia. Pouco depois ele é sequestrado por Sasori e Deidara, membros da Akatsuki. Posteriormente Gaara é morto durante a extração de seu Bijuu, o Ichibi, mas logo é ressucitado por Chiyo. Atualmente Gaara, além de ser um dos Cinco Kages é também o Comandante Geral da Quarta Grande Guerra Ninja.  No Brasil, Gaara é dublado por Yuri Chesman.

Kankuro

Kankuro (カンクロウ, Kankurō?) é o segundo mais velho dos três irmãos. Na primeira metade da série, ele frequentemente está em desacordo com Gaara, mas ele tende se manter quieto, por medo de ser morto. Durante a primeira parte, Kankuro é antagonista, assim como seus imãos, pois Suna, controlada por Orochimaru está invadindo a Konoha. Kankuro trava uma luta contraShino, na qual o mesmo sai derrotado. Durante a ivasão da Akatsuki em Suna, na Segunda Parte do Anime, Kankuro luta contra seu conterrâneo Sasori, mas é derrotado. Ele participa do resgate do Quinto Grande Kazekage. Durante a Quarta Grande Guerra Ninja, Kankuro luta contra Sasori e Deidara, que haviam sido revividos por Kabuto.202

Temari

Temari (テマリ?) é a mais velha dos três. Ao contrário de seus irmãos que gostam de combate, Temari valoriza a paz, inclusive questionando o motivo pelo qual Suna deve ir a guerra contra aKonoha. Durante a invasão, Temari luta contra Sasuke, para proteger seu irmão Gaara, mas é derrotada. Na Segunda Parte do Anime Temari também participa do resgate do Quinto Grande Kazekage. Durante a Quarta Grande Guerra Ninja, Temari participa da luta contra o Terceiro Grande Raikage. Temari, assim como Naruto é uma usuária do Fuuton. Na dublagem brasileira ela é dublada por Priscila Concépcion.

Outros

Iruka Umino[editar]

Iruka Umino (うみの イルカ, Umino Iruka?) é um ninja de Konoha e instrutor da Academia Ninja, uma escola para aspirantes a ninja. No design original de Iruka feito por Kishimoto, ele tinha olhos "maus" e maçãs do rosto mais nítidas, mas este ele abandonou essa ideia a fim de criar uma aparência mais descontraída. Os pai de Iruka foram mortos durante o ataque da Kyuubi. Iruka torna-se um grande amigo de Naruto, e o considera como um irmão. Ele também era um grande amigo do Terceiro Grande Hokage.Iruka faz parte do time que estava mantendo Naruto fora da Quarta Grande Guerra Ninja, mas eles falharam.204

Konohamaru Sarutobi[editar]

Konohamaru Sarutobi (猿飛 木ノ葉丸, Sarutobi Konohamaru?), cujo nome é uma homenagem a Konoha, é o neto do Terceiro Grande Hokage. Ele se esforça para substituir seu avô como Hokage, a fim de que os habitantes da vila o reconheçam pelo nome, não apenas como o neto do Hokage. Konohamaru torna-se um grande amigo de Naruto, e depois seu pseudo-discípulo. Como Gennin, Konohamaru entrou para o Time Ebisu, com seus amigos UdonMoegi e o líder Ebisu. Konohamaru participa da luta contra Pain, derrotando um deles, o Naraka Pain, o que pode reviver os outros pains. Só que Konohamaru não o mata, tendo o deixado para ajudar seu professor Ebisu.

Jiraiya[editar]

Jiraiya (自来也?) é um ninja da Vila da Folha e um dos professores de Naruto. Kishimoto comentou que, de todas as relações mestre-aluno que ele criou em Naruto, o vínculo entre Naruto e Jiraiya é o seu favorito, dizendo que por isso desenhá-los "vale a pena".194 Enquanto criança, Jiraiya esteve sob a tutela do Terceiro Grande Hokage, juntamente de seus companheiros de time,Tsunade e Orochimaru.205 Jiraiya é conhecido no mundo de Naruto como o "Sábio dos Sapos" (蝦蟇仙人, Gama Sennin?) devido a seus jutsu relacionado a sapos. Jiraiya foi o sensei do Quarto Grande Hokage, e durante a Segunda Grande Guerra Ninja, ele foi o líder do Time Jiraiya, e treinava KonanYahiko e Nagato, que mais tarde viria a fundar a organização criminosa Akatsuki. Apesar de permanecer afiliado à Vila Oculta da Folha, ele passa a maior parte de seu tempo viajando. A personalidade de Jiraiya é abertamente libertina, e ele orgulhosamente se descreve como o "super pervertido", sendo autor de uma série best-seller de romances adultos.206 Durante a Parte I, ele aceita Naruto como seu discípulo, e só volta com ele à Vila da Folha na Parte II, pois começa a vigiar os movimentos da organização criminosa Akatsuki, sem saber que Nagato a havia fundado. Jiraiya é morto na Segunda Parte do Anime, na luta contra os Seis Caminhos de Pain (Ou Seis Caminhos da Dor), controlados por Nagato, que anteriormente havia sido seu aluno.207 dublador do personagem na versão original do anime é Hōchū Ōtsuka e na brasileira é Raul Schlosser.63 208

Shizune[editar]

Shizune (シズネ?) é uma ninja da Vila da Folha que aparece pela primeira vez como a assistente de Tsunade. Ela deixou a vila junto de Tsunade após a morte do tio dela, e ao longo dos anos, ela a ensinou suas técnicas médicas. Apesar de sua afinidade com a medicina, muitos dos ataques que ela usa na série utilizam envolvem o uso de veneno, incluindo o uso de agulhas envenenadas ou a emissão de gás tóxico de sua boca.209

Chiyo[editar]

Chiyo (チヨ?) é uma conselheira de Suna que aparece pela primeira vez na segunda parte do anime. Ela é desconfiada com relação as outras aldeias ninjas, fazendo tratados apenas por formalidade enquanto silenciosamente fortalece o poderio militar de sua vila. Ela é uma das responsáveis pelo selamento de Shukaku, o Ichibi no Gaara. Chiyo, juntamente com Sakura luta contra Sasori, e mata. Chiyo é revivida por Kabuto para lutar na Quarta Grande Guerra Ninja, mas desaparece quando Itachi pára o Edo Tensei.

Sai

 
Sai

Sai (サイ?) é um ninja que se junta ao Time 7 na Parte II. Por ter que substituir Sasuke na equipe, Kishimoto foi cuidadoso com sua concpção para fazê-lo se destacar.Como membro da "Fundação" desde criança, foi treinado para não possuir ou demonstrar qualquer tipo de emoção ou compaixão. No entanto, após passar o tempo junto com Naruto Uzumaki, ele passa a criar laços com outras pessoas, o que desde então se tornou seu principal objetivo na série. As tentativas de Sai em se aproximar dos outros envolvem dar nome de animais à eles; porém, ele geralmente diz o que realmente acha da pessoa e acaba apelidando-os com nomes como "gordo" e "feio". Ele aprende com seus erros e tenta fazer o contrário, por exemplo, chamando Ino Yamanaka de "moça bonita".212 Quando não está tentando se relacionar com os outros, passa seu tempo pintando e desenhando. Seus talentos artísticos servem também para lutar, pois através da infusão de chakra em seu pincel, ele pode fazer seus desenhos ganharem vida. Já confrontou seu irmão Shin revivido pelo Edo Tensei, mas Shin vê os desenhos finais concluído por Sai quando estava em missão com Naruto e Shin morre sem ter ressentimentos. Em alguns casos, Sai as vezes é enganado por Sakura quando ela sorri pra ele, mas de mentira.213 O dublador do personagem na versão original do anime é Satoshi Hino.

Yamato

 
Yamato

Yamato (ヤマト?) é apresentado durante a Part II da série como um membro da ANBU e um substituto temporário para Kakashi Hatake como o líder doTime 7.10 Após o retorno de Kakashi, ele permanece na equipe em uma posição de liderança adicional. "Yamato" não é seu nome verdadeiro, mas sim um codinome atribuído a ele com o fim de juntar ao Time 7.214 Diferente de Kakashi, que se importa mais com seus companheiros do que com o sucesso das missões, ele disse que deixaria para trás qualquer um que se tornasse um fardo à conclusão da missão, pois segundo ele um ninja deve ser capaz de cuidar de si próprio.215 Quando criança, Yamato foi sequestrado por Orochimaru, que fez experiências com ele a fim de reproduzir as habilidades do Primeiro Hokage. No entanto, como Orochimaru foi forçado a deixar a Vila da Folha antes de terminar seus testes, ele nunca soube se Yamato havia obtido a técnica Mokuton, que lhe permite manipular livremente a madeira. Essa foi a principal razão para ele ingressar no Time 7, pois com suas habilidades poderia controlar Naruto caso Kurama, a Raposa de Nove Caudas que fica dentro dele, despertasse.216 O dublador do personagem na versão original do anime é Rikiya Koyama.217

Killer Bee[editar]

Killer Bee (キラービー, Kirābī?) é um ninja de Kumo. Ele aparece pela primeira vez na Segunda Parte do Anime como um dos dois jinchuuriki que ainda não haviam sido capturados pela Akatsuki, sendo o outro o protagonista Naruto. Killer Bee (tradução original: Abelha Assassina), foi quem ensinou Naruto a controlar a Kyuubi, e também é o principal ajudante do Quarto Grande Raikage, sendo considerado um irmão. Como jounnin, é o líder do time Bee, que também conta com SamuiKamui eOmoi. Bee é desafiado pelo grupo Taka, sob ordens de Sasuke, estando este sob ordens de Tobi, até então confundido com Madara. Durante a luta, Bee consegue escapar, deixando Sasuke e o grupo Taka seriamente feridos. Bee, assim como Naruto, seria protegido da Quarta Grande Guerra Ninja, mas também foge. Durante a guerra, Bee e Naruto se deparam com os considerados mais fortes da AkatsukiItachi e Nagato. Como Itachi se livra do jutsu de Kabuto, ele troca de lado e ajuda os jinchuurikis.218

Nove Caudas

Kyuubi (do japonês: Nove Caudas) é a mais poderosa dentre as bijuu, tendo como atual jinchuuriki, o protagonista da série Naruto Uzumaki. A 16 anos atrás, a Kyuubi foi manipulada por Tobi para destruir Konoha, mas falhou por causa da interferência do Quarto Grande Hokage, daí foi selada dentro de Naruto, filho de Minato. Como bijuu, a Kyuubi é alvejada pela Akatsuki, mas com o passar do tempo ela se alia a Naruto, que eventualmente perdia seu controle, antes do treinamento com Bee. O verdadeiro nome da Kyuubi é Kurama.

Oito Caudas[editar]

Hachibi (do japonês: Oito Caudas) é uma das bijuu, tendo como atual jinchuuriki, Killer Bee. Atualmente a Hachibi apresenta bom comportamento sendo aliada de Bee. A Hachibi ajuda Bee a treinar o Naruto a controlar a Kyuubi .Como bijuu, a Hachibi é alvejada pela Akatsuki, e, durante o confronto contra a equipe Taka, uma pequena parte é levada, mas depois a Akatsuki percebe, e tenta sequestrar Bee novamente. O verdadeiro nome da Hachibi é Gyuuki.

Três Caudas[editar]

Sanbi (do japonês: Três Caudas) é uma das bijuu, tendo como jinchuuriki passado Rin, membro do Time Minato, o mesmo de Kakashi, e depois o Quarto Grande Mizukage. A Sanbi foi capturada por Deidara e Tobi e atualmente está selada pela Akatsuki dentro do Deus dos Infernos, um gigante humanóide, controlado por quem tem o Rinnegan, o que levou a morte do Quarto Grande Mizukage. O verdadeiro nome da Sanbi é Isobu.

Duas Caudas[editar]

Nibi (do japonês: Duas Caudas) é uma das bijuu, tendo como jinchuuriki Yugito. A Nibi foi capturada por Hidan e Kakuzu e atualmente está selada pela Akatsuki dentro do Deus dos Infernos, um gigante humanóide, controlado por quem tem o Rinnegan, o que levou a morte de Yugito. O verdadeiro nome da Nibi é Matatabi.

Uma Caudas[editar]

Ichibi (do japonês: Uma Caudas) é uma das bijuu, tendo como jinchuuriki o Quinto Grande Kazekage. A Ichibi foi capturada por Deidara e Sasori e atualmente está selada pela Akatsuki dentro do Deus dos Infernos, um gigante humanóide, controlado por quem tem o Rinnegan, o que levou a morte de Gaara, mas este foi revivido por Chiyo. O verdadeiro nome da Ichibi é Shukaku. 219